Amapá Digital | Domingo, 22 de dezembro de 2024.
Integrantes de diversas secretarias explicaram aos promotores, a estrutura e logística da programação realizada em parceria com a iniciativa privada, Ministério do Turismo e o senador Davi Alcolumbre.
Reforçando a transparência nas ações da gestão, o Governo do Amapá apresentou ao Ministério Público Estadual (MP-AP) na quinta-feira, 19, a estrutura operacional e de logística que envolve a realização do "Réveillon do Amapá - o maior Ano Novo da Amazônia", que vai celebrar a chegada de 2025 durante 4 dias de shows em parceria com a iniciativa privada, Ministério do Turismo e senador Davi Alcolumbre.
Os promotores de Justiça receberam, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, gestores das secretarias de diferentes áreas, que solicitaram o encontro para apresentar informações de como funcionará a programação, que deve receber um público de mais de 400 mil pessoas no período de 28 a 31 de dezembro, no anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá, às margens do Rio Amazonas.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO RÉVEILLON DO AMAPÁ
A apresentação pontuou os investimentos de todos os parceiros envolvidos, sobretudo, dos recursos públicos. Os cachês das atrações nacionais, por exemplo, serão totalmente pagos pela iniciativa privada, ficando sob a responsabilidade do Governo do Estado, fomentar os artistas locais e a estrutura do evento, que vai envolver só na segurança pública, mais de 1,7 mil agentes, além do reforço nas equipes de saúde e trânsito.
Procurador-geral de Justiça em exercício, Nicolau Crispino - Foto: Ascom/MP-AP
“O nosso papel é de zelar pela legalidade e pela ética na administração pública. Acompanharemos cada etapa para garantir que os interesses da sociedade sejam respeitados. A gente sabe que eventos desse porte promovem a inclusão social, o fortalecimento da cultura regional, movimentam a economia, e é fundamental entender como o investimento pode beneficiar a comunidade, impulsionando o turismo e gerando empregos. Parabenizo o Governo do Estado, em nome dos secretários presentes, pelas explicações", destacou o procurador-geral de Justiça em exercício, Nicolau Crispino.
O MPE conheceu, ainda, as medidas do Estado para garantir que a programação seja inclusiva, com área para idosos, pessoas com deficiência (PCD) e presença de intérpretes de Libras. Em uma mapa, os promotores visualizaram os pontos de hidratação, área para empreendedores populares e rotas de emergência nas ruas e avenidas do entorno. A organização do evento ressaltou ainda os serviços de limpeza e coleta de lixo e banheiros químicos espalhados por todo o espaço dos shows.
O Réveillon do Amapá deve gerar mais de cinco mil empregos diretos e indiretos, movimentando a rede hoteleira, cuja expectativa é de 95% de ocupação, além de transporte, restaurantes, bares, vestuários, estética, entrou outros serviços, numa expectativa de injetar mais de R$ 50 milhões na economia amapaense.
Reunião ocorreu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça - Foto: Ascom/MP-AP
Os empresários responsáveis pelos shows nacionais de Roberto Carlos, DJ Alok, Ávine Vinny, Alceu Valença, João Gomes e do cantor Pablo, escolheram o Amapá por acreditar no potencial do estado que, cada vez mais, vem se destacando como atrativo para investimentos no setor turístico de grandes eventos.
"Foi uma excelente reunião, corroboramos com as preocupações do MP com total transparência, sempre atento na defesa da população. Ressaltamos a importância do Réveillon para a sociedade, no desenvolvimento do turismo, da economia, da geração de renda. O Governo do Estado tem planejamento de cobertura das festas de fim de ano em todos os municípios e dialogamos com todos eles, inclusive Macapá", explicou o procurador-geral do Estado (PGE), Thiago Albuquerque.
A reunião contou com a participação do promotor de Defesa de Urbanismo, Habitação, Saneamento, Mobilidade Urbana, Eventos Esportivos e Culturais, André Araújo e do promotor de justiça de Defesa do Patrimônio Público, da Probidade Administrativa e das Fundações do Ministério Público do Amapá (Prodemap), Laércio Mendes.
Além da PGE, a equipe de governo foi composta pelo procurador do estado, Marcelo Ramos; coordenador do Réveillon, Richard Madureira; secretária de Comunicação, Ana Girlene; secretária de Turismo, Syntia Lamarão; secretário da Justiça e Segurança Pública, José Neto; secretário do Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa; comandante da Polícia Militar em exercício, coronel Carlos Augusto; diretor adjunto de operações do Detran, major José Pantoja; tenente-coronel Sandro Sanches e o major Elton Macedo, do Corpo de Bombeiros Militar.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL