Amapá Digital | Terça-Feira, 04 de fevereiro de 2025.
Senador destaca respeito mútuo e diálogo para fortalecer a democracia e promover avanços para o país.
Brasília – O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (UNIÃO-AP), destacou a importância da cooperação entre Executivo, Legislativo e Judiciário durante a sessão de Abertura do Ano Legislativo, realizada nesta segunda-feira (3), na Câmara dos Deputados. O senador reforçou a necessidade de um trabalho conjunto entre os Três Poderes para garantir avanços e soluções eficazes para o Brasil.
Ao lado do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (REPUBLICANOS-PB), do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e do primeiro-secretário da Mesa do Congresso, deputado federal Carlos Veras (PT-PE), Alcolumbre fez um apelo para que a solenidade transcenda o caráter protocolar e simbolize um compromisso real entre os Poderes.
“Que nosso trabalho seja marcado pelo respeito mútuo, pela cooperação, pela fraternidade e pelo compromisso com o bem maior do povo brasileiro. Se cada Poder cumprir sua missão sem invadir as prerrogativas do outro, se nos concentrarmos nas soluções e não nos embates, construiremos juntos um Brasil mais forte, mais justo e mais próspero”, afirmou o presidente do Senado.
Durante seu discurso, Alcolumbre também ressaltou a necessidade de preservar as atribuições do Congresso Nacional, mencionando a polêmica sobre as emendas parlamentares. Segundo o senador, é fundamental garantir que o Parlamento não seja restringido em sua função de legislar e representar os interesses da população. “A recente controvérsia sobre emendas parlamentares ao orçamento ilustra a necessidade de respeito mútuo e diálogo contínuo. As decisões do Supremo Tribunal Federal devem ser respeitadas, mas é igualmente indispensável garantir que este Parlamento não seja cerceado em sua função primordial de legislar e representar os interesses do povo brasileiro, inclusive levando recursos e investimentos às suas regiões”, pontuou.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Também participaram os ministros do STF, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Tenente Brigadeiro do Ar, Francisco Joseli Parente Camelo, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Mauro Campbell Marques, e o vice-presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Jorge Oliveira.
A cerimônia também reuniu o defensor público-geral federal, Leonardo de Magalhães, conselheiros do CNJ, como Daiane de Lira, Luiz Fernando Bandeira de Mello e Renata Gil de Alcantara Videira, além da assessora da Secretaria Especial de Representação do Estado de Sergipe, Cicília de Sales, entre outras autoridades.
Com um discurso centrado na harmonia institucional e na necessidade de colaboração para enfrentar os desafios do país, Alcolumbre reforçou o compromisso do Congresso Nacional em trabalhar para melhorar a vida dos brasileiros. O presidente do Senado reiterou que, ao lado dos demais representantes dos Três Poderes, seguirá empenhado em buscar soluções conjuntas para promover o desenvolvimento do Brasil.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL