Amapá Digital | Quinta-Feira, 21 de novembro de 2024.
Iniciativa também é coordenada pelo Instituto Formar. Capacitações seguem até o dia 6 de dezembro, com certificação de 120 horas.
O Governo do Estado e o Instituto Cultural Educacional Formar (Icef) realizaram na segunda-feira, 18, no auditório da ‘A Banda’, em Macapá, a aula inaugural do ‘Projeto Pulsar’, que visa promover a qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho de jovens amapaenses.
A iniciativa, coordenada pelas secretarias do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), de Estado da Habitação (Sehab), e de Políticas para a Juventude (Sejuv), conta com o apoio da Rede Amazônica, do Amapá Garden Shopping e da Universidade da Amazônia (Unama), além de fomento do deputado estadual Lorran Barreto.
Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa - Foto: Israel Cardoso/GEA
“O Projeto Pulsar surge justamente da necessidade de qualificação para jovens, e os cursos que estão sendo ofertados oportunizam ainda mais qualificação e preparação imediata para o mercado de trabalho com idade economicamente ativa", destacou o secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa.
Ao todo, 150 vagas são distribuídas nos cursos de "Cerimonialista de Eventos", "Filmmaker Mobile e Fotografia", "Social Media" e "Marketing e Técnico de Áudio", com certificação de 120 horas. As vagas estão sendo destinadas para moradores dos conjuntos habitacionais e também pertencentes ao programa Novo Amapá Jovem.
Um dos contemplados é o estudante Cristian Silva, de 18 anos, que é bolsista do Novo Amapá Jovem na Escola Estadual Gonçalves Dias. Morador do Residencial São José, ele conta que fez a inscrição para o curso de "Marketing e Técnico de Áudio" para se profissionalizar.
“Esse curso é muito bem falado, então me interessei em fazer para conhecer melhor, principalmente pelas redes sociais. Muitas das pessoas daqui não possuem condições de pagar algo assim, então, é preciso aproveitar a oportunidade", comentou o estudante.
Estudante Cristian Silva, de 18 anos - Foto: Israel Cardoso/GEA
Conforme a gestora de projeto da Icef, Sara Amoras, as aulas vão acontecer no espaço da Unama, dentro do Amapá Garden Shopping, e haverá transporte gratuito para os jovens dos habitacionais.
Gestora de projeto da Icef, Sara Amoras - Foto: Israel Cardoso/GEA
“Iniciamos esse grande projeto, que com certeza vai contribuir com o futuro profissional dos jovens amapaenses. Até o dia 6 de dezembro, os participantes poderão adquirir novas habilidades e serem reconhecidos por isso", frisou Sara.
O deputado estadual, Lorran Barreto, destacou a importância do Projeto Pulsar para a capacitação pessoa e profissional da juventude.
“A destinação da emenda é fomentar geração de emprego e renda. A experiência é um dos requisitos mais exigidos para inserção no mercado de trabalho, e muitos desses jovens não têm. Com essa capacitação, será possível competir com mais igualdade”, afirmou Barreto.
Por Alice Palmerim
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL