Você sabe desenvolver o talento dos colaboradores da sua equipe?
Mesmo fazendo de tudo um pouco na trajetória profissional existe aquela função que a gente mais se identifica.
Quando descobrimos essa identificação o trabalho flui ainda melhor, não é mesmo?
Ter essa clareza faz toda a diferença nos resultados.
O líder que souber promover essa descoberta nos colaboradores terá encontrado o ouro para desenvolver pessoas.
É claro que toda equipe pode se ajudar de uma maneira ou outra.
Mas fazer de todos os colaboradores "especialistas em generalidades" não é inteligente, pra mim é desperdício de talentos (é a minha opinião e você pode discordar).
Diferente do gestor que precisa ter uma visão do todo para poder colocar cada um "no seu quadrado", a fim de que essa mistura de talentos se complemente para o melhor resultado.
Falo isso porque eu já presenciei inúmeros profissionais exímios no que fazem, mas que são colocados para fazer o que não sabem fazer tão bem.
Essa decisão levou a um resultado porco - com o perdão da expressão.
Para citar alguns exemplos: vídeos institucionais produzidos por fotógrafos que "manjam" de motion design; fotos produzidas por videomakers que "manjam" de fotografia.
Conheço excelentes motion designers que fazem um monte de coisas que mandam eles fazerem porque "manjam" daquilo.
E nada disso sai tão bem quanto o que eles sabem fazer de melhor ao utilizar recursos visuais na edição de um vídeo (não é só isso, tá? eles fazem um trabalho incrível. sou fã!).
É óbvio que todos podemos aprender a fazer de tudo um pouco, mas, tenha em mente que ninguém merece receber das suas mãos um produto/serviço "meia-boca".
Afinal de contas, o seu currículo não é o que está no papel e, sim, o seu nome como indicação pela excelência no que faz.
Esse é o desafio de todo bom profissional que é subutilizado por sua gerência: fazer o seu excelente trabalho aparecer/tomar as rédeas da sua carreira e se valorizar.
Faz sentido? O que você pensa sobre isso?
Aliás, esse assunto me lembrou o livro "Seja egoísta com a sua carreira", do Luciano Santos, a bíblia do autoconhecimento sobre gestão de carreira