Como você lida com o medo do momento constrangedor?
Esses dias eu aprendi que a melhor forma de lidar com momentos constrangedores como, por exemplo, comunicar alguma coisa delicada para alguém, é sendo direto e assertivo.
Confesso que eu ficava cheia de dedos quando precisava falar com alguém sobre uma situação delicada e a minha comunicação acabava ficando prolixa.
Agora, não. Quando eu precisar me comunicar em momento constrangedor, vou trazer o que interessa para o início da conversa e depois explicar os pormenores que vierem ao caso.
Se pararmos para pensar, a demora para ir direto ao ponto só desgasta o momento, além de trazer tensão e ansiedade para ambos.
Pois, de tanto "enrolar" para falar logo, quem está nos ouvindo começa a criar um monte de teoria antecipada e nem consegue prestar atenção na conversa.
Então, para aliviar essa tensão, fica a dica de começar com a parte que você tiver mais medo de falar.
Muitas vezes, o medo da reação do outro com aquele comunicado é só criação da nossa mente.
Pense sobre sua intenção com aquela fala e não deixe os sabotadores assumirem o controle.
Aí, quando você contar para alguém e dizer que "no final deu tudo certo", irá perceber que é porque você viveu a realidade e não o que estava flutuando na sua mente.
Como assim?
É que a gente fica muito tempo parado no que é irreal, no que só está na nossa cabeça, fantasiando reações e realidades paralelas que não são verdadeiras.
Quanto menos a gente ficar no "fantástico" mundo das nossas mentes, mas iremos vivenciar a realidade das coisas.
Entendido?
E por aí? Como você lida com o momento constrangedor?
(Créditos para a Aurea Regina de Sá que trouxe os insights dessa conversa)