DICAS PARA O ENEM

DICAS PARA O ENEM


Desbravando a história da Grécia Antiga e seus períodos no ENEM

Observa-se que o início contextual de História no ENEM, inicia com o grande referencial da cultura ocidental, ou seja, a Grécia. Para melhor compreensão, seguem tópicos que podem te auxiliar.

A Grécia antiga está dividida didaticamente em 5 períodos: Período Pré-Homerico- período que marca a chegada dos primeiros povos à Grécia, os Aqueus, os Jônios (ancestrais dos atenienses), os Eólios, e os Dórios ( ancestrais dos espartanos ). Com a chegada dos Dórios, que eram guerreiros e já usavam armas de ferro, ocorreu a Primeira Diáspora, nesse momento ocorre a DISPERSÃO dos 3 primeiros povos que eram pastores e pacíficos.

O Período Homérico é caracterizado pela primeira formação social, os GENOS ( que hoje formam palavras na língua portuguesa, como: genética, gene, genoma, etc.), depois de algum tempo, os GENOS entraram em decadência, em virtude de aspectos como: herança paterna, a generalização da escravidão, e o surgimento da propriedade privada, esses fatores aliados a escassez de terras para o plantio impulsionaram a Segunda Diáspora grega, desta feita para o exterior da Grécia, chegando ao sul da Itália, onde deram origem a colônia MAGNA GRÉCIA (GRANDE GRÉCIA). 

O Período Arcaico é caracterizado pela formação das PÓLIS (CIDADE ESTADO), além de formar palavras na língua portuguesa como: política, politicagem, etc. Nesse período duas pólis se destacam: Atenas, composta por intelectuais, oradores, filósofos e etc., além das imensas contribuições, como: música, teatro/tragicomédia, arquitetura, etc. Já esparta formava guerreiros lacônicos (pouco falam por falta de conhecimento), e se preocupavam com a formação corporal. Quanto a política de Atenas prevaleceu a democracia ( demo=povo e cracia ( governo, poder ou estado), em Esparta prevaleceu a oligarquia (Oligo= poucos e arquia governo, estado ou poder) de dois reis ( diarquia ). Sociedade ateniense: eupátridas (os bem nascidos) metecos (estrangeiros), escravos, já Esparta era: espartanos (reis), periecos ( estrangeiros), e os hilotas (servos ), que seria o regime dominante no medievo (servidão).

Período Clássico, com destaque as GUERRAS, GUERRAS PÉRSICAS, E A GUERRA DO PELOPONESO, entre Esparta e Atenas, que Esparta venceu, partindo para conquistar Tebas, que estava menos desgastada por guerras e venceu Esparta.

Por fim, o Período Helenístico, que aconteceu quando o rei Filipe e seu filho Alexandre Magno (o grande), notaram o enfraquecimento dos gregos e invadiram a Grécia, sendo que após a invasão o rei Filipe morreu, e o seu filho Alexandre o grande partiu para o oriente chegando às margens do rio Indo, e é essa ação de Alexandre que denomina o período Helenístico (fusão das culturas ocidental e oriental).



O que achou deste artigo?