O release é uma conversa formal com o jornalista
Costumo dizer que o release é como se fosse uma comunicação formal da assessoria de imprensa com os jornalistas de redação.
No lugar de uma conversa olho no olho - o que é quase sempre impossível dada a incompatibilidade de agenda - o texto do release assume a função do convencimento para gerar o que é chamado de mídia espontânea (quando não precisa pagar para aparecer no veículo por aquele conteúdo ser considerado de utilidade pública).
Tal qual numa conversa onde o vendedor de um produto precisa apresentar sua importância e características para despertar a atenção do comprador e fechar o negócio, assim precisa ser o texto do release.
Guardadas as devidas proporções, a diferença é que a importância e características da sugestão de pauta precisam estar evidentes no título, subtítulo (quando houver) e no primeiro parágrafo. Direto ao ponto sempre.
Isso porque os jornalistas recebem "trocentos" e-mails com sugestões de pauta e seu tempo escorre pelos dedos para conseguir decifrar o que o texto quer dizer e, mais ainda, para encontrar a informação principal no “pé” do texto, ou seja, no último parágrafo.
É preciso voltar uma casinha e lembrar do que aprendemos na faculdade sobre pirâmide invertida, que é tudo isso que relatei acima: a informação principal sempre nas primeiras linhas de um texto.
Por quê? Porque exatamente o contrário continua acontecendo. Muitas sugestões de pauta passam batidas porque os jornalistas não conseguem encontrar valor na pauta por ele estar escondido num emaranhado de palavras que poderiam estar mais simplificadas, diretas e objetivas.
Então, quando for oferecer uma sugestão de pauta, lembre-se que é uma conversa formal com o jornalista, excluindo-se o “venho por meio deste” por um título/chamada que vá direto ao ponto e desperte a sua atenção logo de cara. Combinado?
Para não ficar só nas minhas palavras, compartilho esse rico conteúdo da I'Max que entrevistou a Cinthya Oliveira com dicas valiosas sobre o envio de sugestões de pauta para veículos de comunicação.