Você indica links ou hiperlinks nos seus textos? Fique atento!
A/C de produtor de conteúdo, fique atento com a indicação de links ou hiperlinks nos textos que produz:
Sabe quando acessamos algum texto na web em que determinado link nos direciona para uma página onde ficamos perdidos sem saber onde encontrar a informação indicada? Isso gera frustração, pelo menos comigo é assim.
Por isso, é importante checar se o link que você está indicando leva o internauta para a referida página. No mundo atual da pressa e falta de paciência, o que as pessoas mais querem é acessar de modo fácil as informações de que precisam.
E ao dificultar a vida do internauta com um link “quebrado” ou que o direciona para um emaranhado de informações, você acaba gerando na pessoa, mesmo sem saber, uma antipatia pela marca ou organização que assessora.
Imagina, então, um jornalista de redação que precisa de algum dado para colocar na sua matéria.
Mais sofrido ainda ou frustrante é para o cidadão que necessita de determinada informação de utilidade pública e não consegue encontrar no meio de tantas outras espalhadas na página.
Agorinha mesmo, eu me deparei com uma notícia em um site de imprensa com inscrições abertas para cursos. Fui clicar no link e simplesmente não encontrei a-b-s-o-l-u-t-a-m-e-n-t-e campo algum indicando as inscrições.
Fui ao site da instituição que divulgou a informação e o release/matéria, de fato, direcionava para o link especificado.
Fica a sugestão a jornalistas de redação e a produtores de conteúdo institucional de checar: 1) se o link funciona e 2) se o internauta encontrará a informação que procura.
A empatia, aliás, é uma das diretrizes recomendadas pela Heloisa Fischer no curso “Primeiros passos para uso de Linguagem Simples”, disponível gratuitamente na Escola Nacional de Administração Pública - Enap.
Fica a dica.
Foto: Freepik