Governo certifica empresa com Selo Amapá por levar produtos regionais ao mercado internacional
São trinta produtos genuinamente amapaenses como a farinha, tucupi, feijão e café que chegam ao exterior, principalmente ao Platô das Guianas.
O governador, Waldez Góes, concedeu nesta segunda -feira, 21, o Selo Amapá – Produto do Meio do Mundo para a empresa Trading Exportadora e Importadora Franbraz, que atua há 3 anos com produtos nacionais aos mercados das Guianas e Antilhas Francesas, como principal objetivo de fomentar o mercado amapaense e os produtos regionais como: farinha, tucupi, feijão e café.
Waldez Góes disse que esse é um reconhecimento pelo trabalho da empresa que tem levado as potencialidades do Amapá ao comércio exterior. E que uma vez certificada, a empresa vai poder ampliar ainda mais seus negócios, sobretudo, na relação com os que produzem produtos de origem sustentável e orgânico, que é o novo conceito do mercado mundial.
“Estamos certificando a Franbraz que atua há alguns anos neste comércio exterior, entre o Amapá e o Platô das Guianas, dentre os produtos, trinta são genuinamente amapaenses. A cada dia esse mercado internacional o platô ganha força na questão dos produtos orgânicos e o governo do estado apoia o crescimento para mais geração de emprego e renda,” destacou Góes.
Para o proprietário da Franbraz, Felipe Azevedo, o Amapá ainda tem muitas potencialidades para oferecer no mercado internacional.
“Agradeço a Deus e a dedicação de minha equipe por termos chegado até aqui. Um exemplo, de como os produtos do Amapá têm alcançado o exterior é a farinha “couac”, um produto especial produzido nas aldeias de Oiapoque, que atualmente é uma das mais consumidas na Guiana, e já chegou na França e Caribe. Me sinto muito honrado, pois o Selo Amapá é a certificação de que estamos no caminho certo”, concluiu Felipe.
Antônio Teles Júnior, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), destacou que o selo reconhece a inovação do processo produtivo e administrativo da empresa, que com expertise trabalhou para na adequação de produtos nacionais e regionais às regulamentações internacionais.
“Se trata de empresa que está inovando os produtos da floresta para que sejam comercializados em mercados que são extremamente exigentes. E a principal contribuição do Selo Amapá é qualificar um produto orgânico, de herança populacional é gerar riqueza na economia do estado”, frisou Teles.
Selo Amapá – Produto do Meio do Mundo
É uma política pública de valorização dos produtos fabricados no Amapá, que foi criado através da lei estadual nº 2.235/2017 e regulamentado pelo decreto estadual nº 4.027/2017.
Esse reconhecimento atesta a origem, fortalece as características da região, agrega valor social, econômico, ambiental e cultural aos produtos genuinamente amapaenses, que ganham força e autoridade no mercado, especialmente no comércio exterior.
O selo Amapá está presente nos 16 municípios do estado. Desde a criação, o governo do Amapá já certificou mais de 100 empresas, com o selo de origem – selo Amapá em todo o estado.
Já são 113 empresas amapaenses certificadas e fortalecidas com o Selo Amapá-Produtos do Meio do Mundo.
Por: Nathacha Dantas .Colaboradores: Leidiane Lamarão