Foto: Bia Reis/Secom

ONU e Consórcio da Amazônia estabelecem cooperação para financiar Plano de Recuperação Verde

Parceria prevê criação de dispositivos para melhor aplicação de recursos e execução de políticas públicas mais eficientes.


O governador do Amapá, Waldez Góes, assinou, nesta terça-feira (22), em Brasília, um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal e a Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. A solenidade oficializa a implementação do Fundo Multidoadores das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Legal Brasileira.

O objetivo é desdobrar e apoiar o planejamento estratégico do Consórcio, em especial, a implementação do Plano de Recuperação Verde (PRV). A ONU mobilizará esforços globais para constituir o Fundo.

Juntamente com Waldez Góes, participaram do ato os governadores Flávio Dino, do Maranhão, atual presidente do Consórcio, Wilson Lima do Amazonas e o governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa, representando os estados integrantes do Consórcio, que também inclui Rondônia, Roraima, Pará, Acre e Mato Grosso.

Waldez classificou o momento como um dia histórico. Ele ressaltou que a parceria com a ONU foi construída ao longo de 12 meses e, agora, foi possível firmar a cooperação prevista para durar dois anos.

“Serão dois anos de relacionamento, diálogo e colaboração para fortalecer iniciativas integradas de desenvolvimento sustentável da Amazônia, respeitando as nossas vocações e também compreendendo os nossos desafios. É a Amazônia Legal brasileira unida pelo desenvolvimento circular, sustentável, responsável, sem muitas emissões de gases para efeito estufa e, sobretudo, valorizando a necessidade de desenvolvimento humano e sustentabilidade das nossas populações”, disse o governador.

Góes foi presidente do Consórcio nos anos de 2019 e 2020.

Oportunidades para a Amazônia

Com o financiamento do Plano de Recuperação Verde, a cooperação prevê a identificação de oportunidades e investimentos, intercâmbio de informações e conhecimentos, desenvolvimento de propostas para captação de recursos externos e internos e participação em eventos nacionais e internacionais sobre financiamentos.

“Por meio da assinatura física do Memorando de Entendimento, reafirmamos o compromisso das Nações Unidas no Brasil em celebrar a parceria com o Consórcio em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia Brasileira”, disse a representante legal da ONU no Brasil, Sílvia Ruck Del Bo.

O presidente Flávio Dino reforçou a estratégia criada pelo Consórcio para auxiliar nos próximos passos do Consórcio.

“Deixamos como legado o Plano de Recuperação Verde. Desejo que, nos meses vindouros, consigamos avançar ainda mais”, disse o presidente do Consórcio, Flávio Dino.

 

 

Por: Andreza Teixeira .Colaboradores: Bia Reis




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos