‘Tem muita variedade de produtos’, diz funcionária pública ao visitar Feira Agricultura e Arte em Macapá
Feira itinerante acontece uma vez por mês com venda de peixe, verduras, legumes, frutas, pimentas, plantas ornamentais e artesanato.
Com o objetivo de valorizar a agricultura familiar e fomentar a economia local, a Prefeitura de Macapá realiza neste sábado (5), das 8h às 14h, a 9ª edição da Feira Agricultura e Arte na praça Nossa Senhora da Conceição, bairro do Trem, em Macapá. A feira itinerante acontece sempre no primeiro sábado de cada mês.
FOTOS: confira como foi a Feira Agricultura e Arte na Praça da Conceição, em Macapá
A funcionária pública Luz Marina, de 61 anos, foi uma das dezenas de pessoas que prestigiaram a feira itinerante. Ela acordou cedo para comprar plantas ornamentais, mel, verduras e legumes. “É a primeira vez que visito essa feira e me chamou muito a atenção pela variedade de produtos e, principalmente, por ser na praça, facilitando o acesso de muitas pessoas”, aprova.
O projeto conta com a participação de 30 trabalhadores do campo, que comercializam verduras, legumes, frutas, pimentas, molhos, plantas ornamentais, entre outros produtos, além de pescado, por meio do projeto ‘Peixe na Mesa’. Nesta edição, contou com a produção agrícola dos seguintes distritos: Maruanum, Coração, Fazendinha e de produtores próximos à capital.
Maria Zuleide da Silva trabalha há 17 anos com a agricultura familiar I Foto: Rogério Lameira/PMM
A agricultora Maria Zuleide da Silva, de 50 anos, trabalha há 17 anos como feirante, e participa pela segunda vez da ação.
“Decidi trabalhar como feirante quando os meus seis filhos ainda eram pequenos. Vendo todo tipo de produto, mas o que não pode faltar é a alface, o cheiro-verde, limão e a galinha caipira congelada. Sempre vendo bastante na feira itinerante, e espero que hoje não seja diferente”, diz entusiasmada.
Moradores aproveitaram a oportunidade para comprar pescado a baixo custo I Foto: Rogério Lameira/PMM
O pedreiro Nertino dos Santos, de 64 anos, aproveitou para garantir o almoço de sábado, e comprou Pirapitinga a R$ 16 o quilo. “A Pirapitinga é um peixe muito saboroso e aproveitei essa oportunidade para preparar um caldo bem caprichado para a minha família. Ainda vou comprar, aqui mesmo, os temperos cheiro-verde, limão e pimenta”, adianta.
Feira Agricultura e Arte comercializa grande variedade de verduras, legumes, molhos e pimentas I Foto: Rogério Lameira/PMM
O secretário municipal de Agricultura, Raimundo Costa, explica que essa é a terceira vez que a Feira Agricultura e Arte acontece na praça Nossa Senhora da Conceição, e percebeu a grande aceitação do público.
“Estamos trabalhando com a agricultura familiar na feira itinerante, com a oportunidade de vender os nossos produtos e aproximar a comunidade das feiras. Isso é muito importante para a economia”, finaliza o gestor.
Por Paula Monteiro