Foto: Arquivo/PMM

CTMac faz licitação para contratar empresa especializada em sistema semafórico

Problemas frequentes nos sinais ocorrem pela oscilação de energia e impactos causados por acidentes.


A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) está em processo licitatório emergencial para contratação de uma nova empresa especializada em manutenção preventiva e corretiva do sistema semafórico da capital. A prestadora anterior do serviço informou que não há interesse em renovar o contrato.

Com uma nova empresa, será possível a manutenção do parque semafórico que utiliza os modelos inteligentes, que usam sistemas autossuficientes capazes de entender os fluxos de veículos, aumentando ou diminuindo o tempo de cada sinal. Macapá tem 12 equipamentos com a tecnologia, e a previsão é que mais 22 sejam instalados.

Atualmente, a capital utiliza três tipos de tecnologia, incluindo os semáforos inteligentes, nas vias da cidade.

“A CTMac vem trabalhando com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, ligada ao Ministério da Comunicação, que escolheu Macapá para ser modelo de cidade de trânsito inteligente. A intensão é que a Agência treine uma equipe local com o conhecimento técnico para que possamos realizar a programação aqui mesmo na nossa capital”, explica o diretor-presidente da Companhia, Andrey Rêgo.

Até a finalização do processo de licitação, a CTMac trabalhará de forma emergencial, na manutenção dos pontos de maior fluxo.

As principais dificuldades encontradas pela instituição são as constantes oscilações de energia nos locais, que provocam danos na programação e nos equipamentos. Outra situação frequente são os impactos causados por acidentes de trânsito.

Um exemplo disso, são os semáforos localizados no centro da capital, que estão desligados após sofrerem uma colisão de um automóvel. O veículo atingiu o semáforo da rua Cândido Mendes, com avenida Coriolano Jucá. O equipamento controla outros quatro cruzamentos, o que prejudicou o fluxo. A CTMac aguarda chegada de material para a manutenção.

 

Por Cristiane Mareco




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos