Foto: Alexssandro Lima/PMM

Feira Afroempreendedora e apresentação de grupos de marabaixo movimentam a ação no Complexo do Araxá

Programação é voltada ao público feminino no mês da mulher.


Produtos com grafismo, acessórios, artesanatos, camisas com estampas, bonecas marabaixeiras feitas de pano e diversos outros produtos que remetem à cultura afroamapaense são encontrados nas barracas da Feira Afroempreendedora. A iniciativa está presente na ação do “Elas em Movimento”, realizada neste sábado (12), no Complexo do Araxá.

Dona Raimunda Coutinho, de 54 anos, artesã e moradora do Macapabada, veio não só comercializar seus produtos, mas também aproveitar os outros serviços da ação.

“A Prefeitura nos deu esse espaço para comercialização dos nossos produtos e a venda está um sucesso, sem falar nos atendimentos de saúde, vacinação e outros serviços que são necessários e que às vezes, com nossa rotina, nem temos tempo de procurá-los”, enfatiza.

A feira é organizada com o apoio do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) e busca dar a oportunidade para que as empreendedoras comercializem seus produtos. Durante a manhã ainda houve apresentações de grupos de marabaixo.

“Esta ação é fundamental também para a valorização das mulheres afroemprendedoras de Macapá, com a participação de nossa cultura ancestral marabaixeira. Mais uma vez, a Prefeitura de Macapá está trabalhando em prol de todos”, pontua a diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro.

Feira comercializa artesanatos que remetem à cultura afroamapaense I Fotos: Abel Neto/PMM

 

Elas em Movimento
O “Elas em Movimento” é um projeto alusivo ao Mês da Mulher, realizado pela Prefeitura de Macapá. A iniciativa oferta serviços de saúde, cultura, lazer e cidadania durante todo o mês de março.

A ação da Prefeitura de Macapá foi organizada pelas secretarias municipais de Saúde, Mobilização e Participação Popular, Direitos Humanos, Obras, Zeladoria Urbana, Meio Ambiente e Postura Urbana, Assistência Social e Comunicação, além dos institutos municipais de Políticas de Promoção da  Igualdade Racial (Improir) e de Turismo (Macapatur), Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Guarda Civil Municipal de Macapá, Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e Coordenadoria de Esporte e Lazer (Comel).

 

Por Alexssandro Lima




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos