Governo e Unicef estabelecem mais parcerias para o desenvolvimento do Amapá
Em reunião com a chefe do Território Amazônico do Unicef, Judith Leveille, o governador do Amapá, Waldez Góes firmou novos compromissos.
Direito das crianças e adolescentes, saneamento, saúde e educação foram alguns dos temas debatidos com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) sobre novos compromissos para o desenvolvimento do Amapá. Nesta segunda-feira, 14, o chefe do Executivo Estadual, Waldez Góes, em reunião com a chefe do Território Amazônico, Judith Leveille, definiu os próximos pontos a serem encaminhados.
Entre os assuntos, a proposta de um seminário via Consórcio Interestadual da Amazônia Legal para abordar as agendas dos direitos das crianças e adolescentes na Amazônia e dialogar com os países da Pan-Amazônia, principalmente com os estados amazônicos.
Na ocasião, o governador apresentou ao Unicef os avanços do Estado no setor do saneamento.
“Desenvolvemos uma modelagem única e a primeira do Brasil para concessão dos serviços de saneamento. O projeto foi executado por meio do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), com o apoio técnico do BNDES e a adesão dos prefeitos dos 16 municípios amapaenses para universalização de água e esgoto”, exemplificou Góes.
Segundo as projeções, a expectativa é de que, em 4 anos, a cobertura do esgoto sanitário avance de 8% para 20%, e em 18 anos, a projeção é alcançar 90%. A distribuição de água deverá ultrapassar os atuais 38% para 55%, podendo chegar a 99% em 11 anos.
Góes também reafirmou o compromisso para incentivar a adesão dos municípios ao Selo Unicef.
Durante a reunião, Leveille socializou a participação do Unicef no X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa) com um painel sobre direito das crianças e adolescentes, que ocorrerá em Julho, em Belém-PA, com representantes dos nove países da Pan-Amazônia, e países da Europa e Ásia. Também contará com a participação de ambientalistas, representantes de movimentos sociais e lideranças dos povos originários e tradicionais da Amazônia e apresentou programas disponíveis para o Amapá.
“Temos um programa disponível para acessar investimentos nas escolas, precisamos definir propostas para serem apresentadas para acessar o recurso, seguindo os indicadores que temos de áreas importantes para investirmos nesses projetos, como saúde, educação e saneamento”, explicou a chefe.
Também participaram da reunião, os secretários de Estado da Saúde, Juan Mendes, e da Educação, Goreth Sousa.
Por: Anne Santos