Reunião anual do GCF: Waldez debate soluções para desmatamento e mudanças climáticas

Encontro ocorre na cidade Manaus-AM, nos dias 16, 17 e 18 de março. Esta é a 12ª Reunião da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas.


O Governador do Amapá, Waldez Góes, está em Manaus, Amazonas, participando da 12ª Reunião da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force). O evento reúne mais de 300 autoridades e lideranças de diversos países que lutam para defender as florestas e combater as mudanças climáticas.

Nesta quinta-feira, 17, o chefe do Executivo Estadual amapaense terá uma fala representando o Brasil sobre pautas relacionadas às problemáticas e soluções para a temática.

A reunião, de destaque mundial, ocorre no período de 16 a 18 de março, e é organizada pelo Governo do Amazonas, com o objetivo de avançar nas tratativas comuns para proteção das florestas tropicais, redução do desmatamento e degradação florestal e para promoção do desenvolvimento sustentável com baixas emissões de carbono na atmosfera.

Góes lembrou que desde a fundação do GCF, em 2008, o Amapá integra a Força-tarefa e reafirmou o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

“O Amapá fez parte da fundação do GCF e de lá pra cá só tem crescido as mobilizações nessa agenda do meio ambiente. É um momento para repactuarmos os nossos compromissos com o desenvolvimento justo e correto para aquele que protege e que desenvolve meios para subsistência e para ajudar o mundo, não só a preservar, ter clima favorável, mas para o respeito nas relações econômicas, sociais e culturais”, disse o governador na abertura da reunião.

Ele também reforçou os desafios enfrentados pelos estados da Amazônia, que foram agravados com a pandemia. Para Waldez, antes da pandemia, a Amazônia brasileira já era a região mais vulnerável do país, mesmo sendo a mais rica

“No pós-pandemia os desafios são maiores, pois os indicadores pioraram e precisam ser enfrentados com trabalho redobrado de todos nós pactuando que GCF, nesse compromisso mundial dos governadores pelo clima, fazemos com essa agenda positiva”, declarou Góes.

Dividida em faixas temáticas, como Conhecimento, Tecnologia e Inovação; Governo e Políticas Públicas; Pessoas e Comunidades; Finanças e Investimento, a reunião propõe a colaboração dos países em iniciativas conjuntas para proteção do planeta, alinhadas com o Plano de Ação de Manaus (MAP) para promover a redução do desmatamento tropical e o desenvolvimento de baixas emissões

Outro objetivo específico é criar economias de base florestal e protege os direitos dos Povos Indígenas.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, presidindo a Força Tarefa do GCF, fez a abertura do evento e falou sobre as estratégias para avançar nas tratativas do GCF.

“Daqui sairá um documento importante, que será validado por todos aqueles que lutam para a preservação ambiental. Um Plano estratégico para os próximos anos que vão nortear as ações do GCF, de governos, ONGs e parceiros que têm interesse em ajudar a Amazônia”, disse Lima.

 

Força-tarefa
Criada em 2008, a força-tarefa é a maior aliança subnacional para o clima e florestas e reúne 38 estados e províncias, que juntos detém 1/3 das florestas tropicais do mundo. Foi estabelecida com base em um memorando de entendimentos, fornecendo a base para a cooperação em assuntos relacionados ao clima, financiamento e tecnologia.

 

Por: Anne Santos




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos