“Agora tenho meu trabalho reconhecido pela sociedade” diz artesã ao receber carteira profissional
Semana do artesão valoriza e oportuniza categoria em programação que segue até domingo, 27.
Neste sábado,19, Dia Estadual do Artesão e feriado de São José, padroeiro da categoria, aconteceu, no Museu Sacaca, a abertura da Semana do Artesão que está sendo promovida pelo Governo do Estado, com nove dias de duração.
O primeiro dia do evento foi marcado pela reinauguração da unidade da Casa do Artesão e a entrega de carteiras de artesão e trabalhador manual. A artesã Ângela Nunes, que recebeu a carteira a nível estadual, disse que a programação dá visibilidade a quem produz amor e arte com as próprias mãos.
“Deus nos presenteou com o dom de criar com as mãos, isso é o artesanato. Estou lisonjeada, pois essa carteira significa que eu sou uma artesã comprometida com o trabalho e reconhecida pela cidade”, comemorou Ângela.
A carteira profissional estadual e/ou nacional possibilita benefícios como a participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais; participação em oficinas e cursos de artesanato e acesso a incentivos fiscais. Ao longo da semana, o documento será entregue aos artesãos.
Durante o evento, a deputada estadual, Edna Auzier, que preside a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa (ALAP), falou do compromisso em criar condições aos trabalhadores da categoria em parceria com o governo.
“Eu e o deputado Max da AABB estamos viabilizando, junto a bancada, a criação de uma linha de crédito para os artesãos em uma parceria com a Agência de Fomento (AFAP). Nosso dever é resgatar e fortalecer nossa herança cultural, que vem por meio do artesanato”, disse a parlamentar, que também é autora de um projeto de lei, aprovado pela ALAP, que cria o selo de produtos indígenas do Amapá, que está em fase de sanção pelo executivo.
Programação
A programação da Semana do Artesão terá duração de nove dias, com atividades simultâneas em diversos ambientes como oficinas, palestras, fomento, shows musicais, apresentações culturais, desfile, inauguração de obras e feira de artesanato, com encerramento no domingo, 27. O evento é coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).
O governo também está trabalhando para a inauguração da Praça de Alimentação Sabores do Amapá, com a entrega das chaves dos boxes para os 30 empreendedores e a obra de reforma da Casa do Artesão.
Por: Nathacha Dantas