Waldez empossa primeiro defensor público-geral de carreira da DPE´
José Rodrigues comandará a instituição no biênio 2022-2024.
José Rodrigues assume o cargo no lugar de Diogo Brito Grunho, que ficou à frente da Defensoria por três anos.
Nesta sexta-feira, 25, o governador do Amapá, Waldez Góes, empossou o primeiro defensor público-geral do Amapá de carreira. José Rodrigues Neto, comandará a instituição no biênio 2022-2024 e assume o cargo no lugar de Diogo Brito Grunho, que ficou à frente da Defensoria Pública do Amapá (DPE) por três anos.
Na ocasião, Góes destacou os avanços proporcionados pelo Estado à DPE, entre eles, a autonomia para a instituição e realização do 1º concurso para defensores públicos do Amapá, em 2018. Foram 50 convocados para integrar o órgão e atuar nos 16 municípios amapaenses.
Este ano, três sedes foram entregues em Oiapoque, Amapá e Calçoene, até o final do ano todos os municípios terão uma sede física da DPE, aproximando mais ainda o acesso à justiça da população.
“Vivi o antes e o durante deste processo para garantir a autonomia da Defensoria. Este é um grande momento histórico na carreira dos defensores públicos do Amapá, pois, pelo menos 70% da nossa sociedade depende do comprometimento, engajamento e da presença do defensor público. A Defensoria é essencial para a busca permanente da justiça”, afirmou Góes.
Em discurso de despedida, Diogo Grunho fez um balanço da gestão, agradeceu aos colaboradores e recebeu homenagens dos defensores pelo trabalho desempenhado à frente da Defensoria.
“Assumi com a missão de entregar uma Defensoria institucionalizada e com autonomia. Sinto-me com o dever cumprido e estarei sempre à disposição para continuar contribuindo”, afirmou Grunho ao deixar o cargo.
O novo defensor público-geral declarou o compromisso em seguir o trabalho para que DPE-AP continue sendo um exemplo para as demais Defensorias do país.
“Diogo fez um grande trabalho e eu tenho a maior honra em ser o primeiro defensor público-geral de carreira do Amapá. Assumo um compromisso com os defensores e assistidos de continuar esse trabalho para desenvolvimento da Defensoria, que sempre estará de porta aberta para a população”, afirmou Rodrigues.
Na ocasião, a presidente do colegiado Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege), Estellamaris Postal, enalteceu a atuação da DPE-AP e do apoio dado pelo governador para as conquistas da Defensoria.
“Waldez foi escolhido por nós como o governador das Defensorias do Brasil. Tenho certeza que o seu trabalho e cuidado com os que mais precisam é um exemplo para o restante do Brasil”, afirmou a defensora.
A posse contou com a presença do senador Lucas Barreto, da conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Amapá, Marilia Góes, do vereador de Macapá, Dudu Tavares e da deputada estadual, Edna Auzier.
Biografia
José Rodrigues assumiu como defensor público do Amapá em 25 de março de 2019, foi lotado no Núcleo de Vitória do Jari. Atuou como defensor auxiliar do então defensor-público geral Diogo Grunho. Nasceu em 6 de fevereiro de 1986, em Pimenteiras, no Piaú.
José Rodrigues comandará a instituição no biênio 2022-2024.
Foto: Albenir Sousa