Cor azul ilumina Bioparque da Amazônia para conscientização do autismo em Macapá
Sábado, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, terá programação especial.
Em Macapá, um gesto simbólico lembra a importância de entender o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Bioparque da Amazônia recebeu, na noite desta terça-feira (29), uma iluminação especial na cor azul, que lança a programação de conscientização do autismo durante todo o mês de abril.
Além da homenagem, o espaço terá várias atividades no sábado, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, exclusivamente para público. A programação inclui visitas guiadas nas trilhas e realização de piquenique para as crianças.
“A ideia é trabalhar a conscientização do público. Queremos que as pessoas que passam em frente ao parque, se perguntem o motivo de cor azul na fachada, e percebam a importância de promover a inclusão”, ressalta o diretor-presidente do Bioparque, José Aranha Neto.
Presidente da AMA, Jane Capiberibe, diretor-presidente do Bioparque, José Aranha, e convidados | Foto: Júnior Dantas/PMM
A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA), Jane Capiberibe, participou do evento e explica que a proposta de fazer uma programação voltada às pessoas com TEA é uma das formas de diminuir o preconceito.
“Quanto mais pessoas conhecerem, menos preconceito se tem. É importante falar sobre o autismo para que todos entendam o que está acontecendo”, destaca.
As ações desenvolvidas no Bioparque serão desenvolvidas com a associação e com o projeto social Jumar, voltado para filhos dos servidores do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).
Por Ewerton França