Governo inicia programação do Mês de Visibilidade sobre o Autismo
Evento é voltado para pais e responsáveis de pacientes diagnosticados com TEA
O Governo do Amapá iniciou, nesta sexta-feira, 1, a programação do Núcleo de Avaliação do Neurodesenvolvimento (Nande) alusiva ao Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, comemorado em 2 de abril, e à campanha Abril Azul, que conscientiza sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O evento, destinado aos pais e responsáveis de pacientes diagnosticados com TEA, iniciou com um café da manhã, e oportunizou palestra com uma psicóloga sobre acolhimento emocional pós-diagnóstico; orientação com terapeuta ocupacional sobre como desenvolver estímulos sensoriais em casa; e oficina com fonoaudióloga sobre desenvolvimento da fala e linguagem.
“Organizamos uma programação para munir os pais e responsáveis de autistas com informações que possam contribuir significativamente nos estímulos diários de maneira efetiva. Nosso objetivo é conscientizar e acolher ”, afirmou a fonoaudióloga do Nande, Sayonnara Pereira.
Anézia costa, de 46 anos, mãe do Axl costa, de 3 anos, participou da programação e conta que o Nande foi um fator transformador na vida do filho, diagnosticado com TEA em maio de 2021.
“O Nande foi muito importante no processo pela busca da autonomia do Axl porque aqui eu tive um atendimento rápido e efetivo para o diagnóstico precoce dele. Eu tive um norte sobre o que fazer na busca pela autonomia do meu filho”, completou.
O ciclo de palestras e oficinas segue nos dias 4 e 5, na sala do Nande/Hcal e encerra na quinta-feira, 7, no auditório do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal).
A programação ocorre das 9h às 11h e das 13h às 15h. No dia 7, a palestra será sobre o Benefício de Prestação Continuada, prestado pelo INSS e previsto na Lei Orgânica da Assistência Social - 8.742.
Nande
O núcleo é especializado no diagnóstico de transtornos do neurodesenvolvimento, com foco na identificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A unidade oferece atendimento com médicos neuropediatra, neurologista, psiquiatra, pediatra, psicólogo, psicopediatra, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo, para crianças, jovens e adultos com sinais de atraso no desenvolvimento.
Para ter acesso ao serviço, é preciso encaminhamento médico. A primeira consulta deve ser agendada no Nande/Hcal. Após o agendamento, o paciente passa por consulta de forma presencial ou por telemedicina. Após a realização de exames de imagem, laboratoriais e auditivos, a investigação pode ser finalizada e um laudo médico é emitido e entregue.
Por: Karla Santos