Foto: Maksuel Martins/ Secom

Governo inicia programação do Mês de Visibilidade sobre o Autismo

Evento é voltado para pais e responsáveis de pacientes diagnosticados com TEA


O Governo do Amapá iniciou, nesta sexta-feira, 1, a programação do Núcleo de Avaliação do Neurodesenvolvimento (Nande) alusiva ao Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, comemorado em 2 de abril, e à campanha Abril Azul, que conscientiza sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O evento, destinado aos pais e responsáveis de pacientes diagnosticados com TEA, iniciou com um café da manhã, e oportunizou palestra com uma psicóloga sobre acolhimento emocional pós-diagnóstico; orientação com terapeuta ocupacional sobre como desenvolver estímulos sensoriais em casa; e oficina com fonoaudióloga sobre desenvolvimento da fala e linguagem.

Organizamos uma programação para munir os pais e responsáveis de autistas com informações que possam contribuir significativamente nos estímulos diários de maneira efetiva. Nosso objetivo é conscientizar e acolher ”, afirmou a fonoaudióloga do Nande, Sayonnara Pereira.

Anézia costa, de 46 anos, mãe do Axl costa, de 3 anos, participou da programação e conta que o Nande foi um fator transformador na vida do filho, diagnosticado com TEA em maio de 2021.

O Nande foi muito importante no processo pela busca da autonomia do Axl porque aqui eu tive um atendimento rápido e efetivo para o diagnóstico precoce dele. Eu tive um norte sobre o que fazer na busca pela autonomia do meu filho”, completou.

O ciclo de palestras e oficinas segue nos dias 4 e 5, na sala do Nande/Hcal e encerra na quinta-feira, 7, no auditório do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal).

A programação ocorre  das 9h às 11h e das 13h às 15h. No dia 7, a palestra será sobre o Benefício de Prestação Continuada, prestado pelo INSS e previsto na Lei Orgânica da Assistência Social - 8.742.

Nande

O núcleo é especializado no diagnóstico de transtornos do neurodesenvolvimento, com foco na identificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A unidade oferece atendimento com médicos neuropediatra, neurologista, psiquiatra, pediatra, psicólogo, psicopediatra, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo, para crianças, jovens e adultos com sinais de atraso no desenvolvimento.

Para ter acesso ao serviço, é preciso encaminhamento médico. A primeira consulta deve ser agendada no Nande/Hcal. Após o agendamento, o paciente passa por consulta de forma presencial ou por telemedicina. Após a realização de exames de imagem, laboratoriais e auditivos, a investigação pode ser finalizada e um laudo médico é emitido e entregue.

 

Por: Karla Santos




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos