CTMac cadastra autistas para uso de vagas em estacionamentos públicos e privados de Macapá
Ação ocorreu neste sábado (2), data que chama a atenção para a conscienticação e inclusão.
A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) promoveu neste sábado (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o cadastramento de pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para garantir o uso de vagas em estacionamentos da capital.
O cadastro para emissão ou renovação de vaga especial foi feito na sede da Associação de Pais e Amigos Autistas do Amapá (AMA). Na ação foram expedidos cerca de 10 novas autorizações para o uso de vagas especiais.
A lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, definiu o autismo como uma deficiência, garantindo o direito à vaga especial no estacionamento público, privado e na área azul. Mesmo que o autista não seja o condutor do veículo, seu responsável pode solicitar a declaração que permitirá o uso da vaga. O direito se estende a portadores de baixa visão, síndrome de Down, deficientes físicos e intelectuais.
O diretor de trânsito da CTMac, Lucas Barreto, explicou que o benefício deve ser divulgado para toda a sociedade, dessa forma será possível promover a inclusão de todos.
“O reconhecimento do benefício possibilita melhorias na vida dessas pessoas, é um direito que deve ser cumprido para um trânsito igualitário. Precisamos de uma sociedade justa combatendo a discriminação”, afirmou Lucas.
Diretor de Trânsito da CTMac, Lucas Barreto e a presidente da AMA, Jane Capiberibe,| Fotos: CTMac/PMM
A presidente da AMA, Jane Capiberibe, é assistente social e tem o benefício por causa da filha Ana Caroline, que tem o Transtorno do Espectro Autista.
“É importante que as pessoas com TEA adquiram a credencial para o uso de estacionamento, esse é um direito e deve ser respeitado. Parabenizo a CTMac pela iniciativa em participar da ação e nos oferecer atendimento rápido e de qualidade”, comemora.
Documentos necessários:
- Comprovante de residência
- RG do beneficiado
- Laudo médico atualizado
Serviço
Os interessados em solicitar o benefício, podem comparecer ao prédio da CTMac, na Rua Minas Gerais, 32, bairro Santa Rita, de 8h às 14h e solicitar a permissão.
Por Cristiane Mareco