Município de Ferreira Gomes
Dados gerais, Mapa Político Digital do Amapá
Histórico
o município de Ferreira Gomes já foi habitado pelos cabanos no passado e daí surgiu duas colônias antigas que são a Colônia de Barro e Colônia de Prata. Da junção das duas originou-se a colônia de Ferreira Gomes, fundada pelo colono João Ferreira Gomes.
No início de sua fundação, Ferreira Gomes tinha, aproximadamente, 20 casas construídas de barro e madeira. Em 1944, com a chegada de Janary Nunes ao Território, foi edificada a primeira escola rural do município. Em 1966, foi inaugurado o Grupo Escolar Ceará, que posteriormente tornou-se escola de primeiro grau. Em 17 de dezembro de 1987, na administração do governador Jorge Nova da Costa, o Distrito de Ferreira Gomes, mesmo sem ter infra-estrutura adequada, torna-se município pela Lei 7.639, sendo o projeto de autoria do Deputado Federal Anníbal Barcellos.
Atrações Turísticas: a atração turística do município, como dos demais do Estado, são os rios e lagos, propícios para pesca e banho. No mês de julho ocorre o Carnaguari, carnaval fora de época que atrai inúmeros visitantes ao município. A prefeitura também promove, nos meses de setembro e outubro, o Festival do Caju, fruta abundante na região e com a qual são feitas diversas iguarias. O deslocamento da capital para Ferreira Gomes é feito por via terrestre (pela BR-156, totalmente asfaltada) e fluvial. A distância entre Macapá e Ferreira Gomes compreende cerca de 137 Km. Não há aeroporto na cidade.
Aspectos Gerais:
• Localização: o município de Ferreira Gomes localiza-se na parte Sudeste do Estado do Amapá. Sua altitude é de 6,54m (sede).
• Área: 5.072,2 Km²
• Limites: faz limites com os municípios de Macapá, Porto Grande e Tartarugalzinho, Cutias, Pedra Branco do Amapari, Pracuúba e Serra do Navio.
População:
Confira a população de todos os municípios clicando aqui.
• Precipitação: as chuvas ocorrem nos meses de dezembro a agosto e atingem 2.500mm. A estação das secas inicia no mês de setembro e vai até meados de dezembro, quando há registros de temperaturas mais altas.
• Densidade Demográfica:0,55 habitantes por Km²
• Divisão Política:obedece às seguintes divisões: Campinho, Ferreira Gomes (sede do município) , Igarapé da Onça, Igarapé do Palha, Igarapé Roberta, Onório, e Distrito do Paredão.
• Bandeira e Brasão
• Divisões Fisiográficas:
- Vegetação:
A vegetação é representada basicamente por matas de terra firme, campos naturais e floresta de várzea e igapó.
- mata de terra firme (não penetradas pelas águas).
- floresta de igapó (temporariamente inundáveis).
- campos naturais (também inundáveis).
Entre as inúmeras e exuberantes espécies florestais lá existentes destacam-se: angelim, acapu, andiroba, aquariquara, cupiúba, maçaranduba e quaruba, cujas utilidades são inúmeras.
Hidrografia:
O município é banhado pelo rio Araguari, um dos mais importantes do Estado, pois é onde se encontra uma das maiores fontes de energia do Amapá, a hidrelétrica Coaracy Nunes.
• Clima: predomina o clima tropical chuvoso, com temperatura máxima de 32,6º e mínima de 20º centígrados.
• Economia: as atividades econômicas do município são as da maioria dos municípios do Estado: pecuária, na qual, pela ordem de importância estão a criação de bubalinos e a de bovinos, a agricultura, que é praticamente de subsistência, destacando-se a plantação de pinus e a cultura da laranja. Em acentuado crescimento estão a piscicultura, sobressaindo-se as espécies: tucunaré, sarda, acará e outras de sabor e beleza inigualáveis.
No setor secundário, Ferreira Gomes conta com pequenos estabelecimentos comerciais, dentre os quais padarias e bares. O município, é pois, ainda carente em termos de infra-estrutura básica e de serviços públicos, o que justifica a baixa renda da população.
• Eventos Culturais: além das comemorações do aniversário do município (17/12), acontecem também os festejos em dezembro (08/12) em louvor à Nossa Senhora da Conceição.
Texto do historiador Edgar Rodrigues