Comunidades ribeirinhas de Macapá recebem mutirão de saúde e serviços odontológicos
Moradores de São Raimundo do Paraíso e Carapanatuba recebem ação por dois dias.
Marcia Pararua Pantoja, de 44 anos, trabalha como merendeira na Escola Cachoeira do Rio Pedreira. Ela tirou o dia de folga para ir até a comunidade de São Raimundo do Paraíso, levar os filhos para consultas médicas na ação promovida pela Prefeitura de Macapá. A região ribeirinha Carapanatuba está recebendo um mutirão de serviços de saúde que iniciou na quinta-feira (7), e segue nesta sexta-feira (8).
“Saber que os meus filhos estão bem de saúde é muito importante, cuidar deles é prioridade. Todos vão passar pelo atendimento com dentista, afinal a gente não pode perder essa oportunidade”, comenta a moradora.
A agricultora Rosinete dos Anjos Brito, de 43 anos, levou os filhos de barco para receber os atendimentos ofertados durante a ação de saúde, a atividade foi realizada na Escola Municipal São Raimundo do Paraíso.
Rosinete deixou um pouco dos afazeres de lado, para aproveitar os atendimentos e consultar os filhos. “Para a gente que mora distante, a ação é uma oportunidade grande de cuidar da saúde das crianças, além disso, serve para cuidar da nossa também”, disse a agricultora.
Vacinação contra a Covid-19, aferição de pressão arterial, atendimento médico, dispensação de medicamentos, palestras sobre saúde bucal, limpeza e extração de dentes, além da colocação do DIU, fazem parte dos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através da Equipe do Estratégia Saúde da Família (Esf) e Coordenação de Saúde Bucal.
As ações de saúde nos distritos fazem parte do calendário anual das ações realizadas pela Prefeitura. A finalidade é aproximar a população dos atendimentos da Atenção Básica.
“Sabemos da necessidade de cada localidade, isso só é possível por meio do levantamento das ações executados. Onde, conseguimos visualizar qual o serviço mais procurado e o que precisa ser ofertado”, explica Erica Aymoré, secretária municipal de saúde.
Ação ofertou serviços odontológicos e consultas médicas para o público infantil | Fotos: Abel Neto/PMM
Por Ana Cleide Torres