Concursos de Bombeiros e da PM do Amapá serão realizados pela Fundação Carlos Chagas
Governo autorizou contratação da banca, a mesma responsável pelos últimos concursos do estado para PM, Polícia Civil e Iapen.
A Fundação Carlos Chagas (FCC) será a banca responsável pela organização e aplicação das provas no Amapá dos concursos públicos para o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e para a Polícia Militar (PM). A contratação foi confirmada pelo governo estadual na segunda-feira (11) e nesta terça-feira (12), respectivamente.
O edital do certame para o CBM tem previsão de lançamento para até 30 de abril. Com relação ao concurso para a PM já foi definido que podem se inscrever interessados com idades a partir de 18 anos e com ensino médio completo. As provas vão ocorrer em dias diferentes, adiantou o governo.
Os dois certames integram um pacote de concursos públicos anunciados em 2021. A previsão inicial era que os editais fossem lançados em fevereiro, mas o prazo foi adiado em dois meses.
- Após anunciar editais para fevereiro, governo do Amapá prevê lançar regras de concursos em abril
- Concursos da PM e Bombeiros: aprovadas novas regras para ingresso de militares no Amapá
Sobre o concurso do CBM, estão previstas 225 vagas diretas para a função de soldado combatente do Corpo de Bombeiros, porém, o número pode sofrer alteração até a publicação do edital. No caso da PM, a previsão é de 600 vagas diretas.
A FCC é a mesma que realizou os últimos grandes concursos para a segurança pública no Amapá. Foram três certames: Polícia Militar e Polícia Civil (2018) e Polícia Penal (2019).
Os editais dos concursos do CBM e da PM vão apresentar as novas regras aprovadas neste ano no estado para ingresso na carreira militar. São elas:
- exigência de nível médio para a formação de soldados;
- altura mínima de candidatos: 1,55m para mulheres e 1,60 para homens.
Fonte: G1-AP