Educação

Pesquisa aponta que estudantes não sabem o que farão quando concluírem o ensino médio

Os dados são alguns dos resultados apurados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

Uma pesquisa realizada pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostra que cerca de 77% dos estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino planejam continuar estudando e trabalhando após concluírem essa etapa de ensino, já 9% dos estudantes do mesmo período escolar não sabem o que farão após concluírem a educação básica

Na educação básica o Saeb é realizado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e alunos do 3º ano do ensino médio. A pesquisa busca entender o perfil dos estudantes das escolas da rede pública brasileira e saber como eles estão pensando o futuro e como enxergam a educação que recebem. Cerca de 96% dos diretores de escolas afirmaram levar em consideração os resultados dessas avaliações.

A edição mais recente da avaliação apurou que 46% dos estudantes da rede pública, tanto do 5º como do 9º ano, e também do 3º ano do ensino médio, se autodeclaram pardos. Professores, gestores e secretários de educação também participam respondendo ao questionário. A pesquisa traçou o perfil dos professores. Os dados indicam que 58% dos docentes atuam apenas em uma escola, enquanto 42% trabalham em duas ou mais. A carga horária para eles chega a ultrapassar mais de 40 horas semanais, segundo relataram ao Saeb.

Em relação à satisfação do trabalho na educação, 51% dos entrevistados disseram que as vantagens da profissão superam as desvantagens, mas 80% dos docentes apontaram estar satisfeitos com o trabalho. 

Saeb

Realizado desde 1990, o Saeb é resultado de um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep, realizador do exame, fazer um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. 

A pesquisa é considerada como “a maior avaliação da educação brasileira”. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

 

*Com informações do Porvir e Inep

Fonte: Agência Educa Mais Brasi


O que achou desta notícia?