Foto: HenriqueFalci

Dedicando-se à reciclagem de cascas de coco, modelo gera renda a cooperativas carentes!

Milena Haesbaert cria disputados utensílios para casa e decoração

Acostumada a estrelar campanhas e desfiles mundo afora, a modelo Milena Haesbaert (@mihaesbaert), de 40 anos, tem dedicado-se à uma causa nobre: há três anos, pilota uma iniciativa socioambiental que transforma cascas de coco em utensílios para casa e decoração.

Batizado "Studio Coco" (@studiococooficial), o projeto recicla mais de 2.000 unidades de cascas da fruta todos os meses, transformando-as em pratos, bowls e velas, que têm feito sucesso no circuito gastronômico e decorativo.

Fundada em 2019, a iniciativa tem beneficiado pequenos produtores da cidade de Pindorama, no sul de Alagoas, região com escassas oportunidades de trabalho: "as cooperativas têm neste trabalho artesanal uma das poucas formas para gerar renda aos moradores locais", afirma.

Nascida em Juazeiro, município da Bahia, Milena atua como modelo desde 1998. Desde então, já trabalhou em disputados mercados como Itália, França e Alemanha, além dos Estados Unidos - onde morou por mais de quatorze anos.

Há três, mudou-se para São Paulo, onde concilia a carreira fashion com a empreitada sustentável: "antes de fazermos a reciclagem, estas cascas de coco eram queimadas, como fonte de energia para usinas - algo nocivo ao meio-ambiente, já que a queima gera grande carga de CO2 e metano. Hoje, o que era lixo nós transformamos em luxo", reflete.

Através da Studio Coco, dezenas de operários de associações regionais têm acesso à remuneração digna, além de treinamento profissional - o que permitiu a muitos aprendizes tornarem-se artesãos.

O processo de produção é iniciado na seleção do coco seco, feita de forma artesanal, por produtores que identificam "a olho" a anatomia correta das cascas. Depois, seguem para o atelier do projeto, onde passam pelos processos de esterilização, corte, despolpa e lixação.

Ao término, as peças são hidratadas com o próprio óleo retirado do coco: "todo o processo é completamente livre de substâncias nocivas e nada é desperdiçado. Nosso foco é valorizar o artesanal e o produto natural, introduzindo a natureza às mesas, através de um trabalho ético, responsável, sustentável e que gere renda aos artesãos das comunidades", afirma.

O resultado final são utensílios extremamente resistentes, de fácil lavagem, belos e, sobretudo, com responsabilidade ecológica e social: "são os bowls e pratos mais sustentáveis do mercado. Do começo ao fim, o processo de produção é 100% natural - e as peças podem retornar à natureza, sem agredi-la", finaliza.

Aos interessados, a Studio Coco oferece três diferentes tamanhos de bowls - Gigante, Jumbo e Tradicional - além de pratos e velas com aromas variados, que vão do vermute e bergamota a citronela.

As peças são entregues em todo o Brasil e podem ser adquiridas por atacado ou varejo, através do e-commerce www.studiococo.com.br ou pelas redes sociais, no Instagram @studiococooficial.

 

Thiago Bunduky

Veja fotos


Milena Haesbaert

O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos