Colônia de Pesca pioneira é reconhecida como utilidade pública do Amapá
Governador sancionou lei de autoria da deputada estadual Edna Auzier, nesta terça, 17.
Nesta terça-feira, 17, o governador Waldez Góes sancionou a lei Nº 2.706, de autoria da deputada estadual Edna Auzier, que declara de utilidade pública a colônia de pescadores Z-2 AP, entidade que reúne 500 desses profissionais, do município de Amapá.
Com a sanção da Lei e seu status de utilidade pública, a instituição agora poderá estabelecer parcerias com o setor público para aportes de recursos visando estruturar mais ainda a atividade desenvolvida pela entidade.
A Colônia Z-2 é a mais antiga entidade representativa da classe no estado com quase meio século de existência.
O governador destacou que a atividade pesqueira é um dos grandes potenciais econômicos do estado. Segundo ele, iniciativas como essa fortalecem a cultura colaborativa e impactam diretamente na melhoria do sistema de produção.
“Isso cria condições para parcerias e captação de recursos pela entidade para execução de projetos. Prestigiando e valorizando o trabalho dos pescadores”, reiterou Góes.
O presidente da Federação dos Pescadores do Estado do Amapá (Fepap), Leidinaldo Gama, afirmou que o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela colônia é muito gratificante para os pescadores.
“Em nome dos pescadores do estado, quero agradecer por esse reconhecimento e que sigamos acreditando nessa cadeia produtiva, que seja pujante”, afirmou Leidinaldo.
A deputada Edna Auzier afirmou que a lei incentiva outras entidades e intensifica o desenvolvimento da atividade pesqueira no Estado.
“Agora poderemos aportar recurso para a construção da sede da colônia”, assegurou a deputada.
Participaram da solenidade, ainda, representantes das Agências de Pesca do Estado do Amapá (Pescap), de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Por: Nathacha Dantas