Prefeitura convoca reclassificados do concurso da Educação
Durante a cerimônia, o gestor anunciou a publicação da tabela do piso do magistério
O Prefeito de Macapá, Dr. Furlan anunciou nesta terça-feira (17), a chamada de mais 84 candidatos habilitados no concurso da Educação. O grupo corresponde aos reclassificados do concurso, sendo 75 professores e nove pedagogos. O certame foi realizado em 2018 e prorrogado pelo gestor em janeiro de 2021. Durante o evento, também foi anunciada a publicação da tabela do piso do magistério.
“Quando assumimos, o concurso iria expirar mas tomamos a decisão de renovar por mais dois anos e isso foi feito, também, para não gerar uma nova despesa com outro concurso para o município. Após a renovação, começamos a chamar as pessoas para resolver o problema da carência de professor em sala de aula”, destaca o prefeito.
Durante a solenidade de assinatura de convocação, Dr. Furlan disse que a convocação dos reclassificados injetará anualmente mais de R$ 2,5 milhões na economia local. “Isso representa mais de R$ 213 mil em salário por mês, fazendo com que a Prefeitura passe a ser indutora do crescimento e geradora de emprego e renda para o município”, completa o gestor.
Com este anúncio, subiu para 618 o número de servidores chamados pela atual gestão da Prefeitura de Macapá. A chamada encerra a lista de reclassificados para o cargo de professor e visa suprir as carências identificadas em turmas da rede municipal de ensino.
“Esta é uma decisão importante e representa mais um investimento para educação municipal. Ficamos felizes em garantir essa oportunidade a esses profissionais e isso oportuniza a melhoria na qualidade da educação dos nossos alunos. Que todos venham com força e dedicação para fazer o melhor por nossas crianças”, comenta o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes.
Secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes | Foto: Junior Dantas/PMM
Na ocasião, os profissionais foram representados pela professora Vanessa de Souza, que foi chamada em 2018 mas não assumiu o cargo público. Ela conta que se sente honrada e reafirmou o compromisso dos profissionais na melhoria da qualidade da educação dos alunos da rede municipal de ensino.
“Reconhecemos o empenho e compromisso que a Prefeitura tem com a educação ao chamar os professores reclassificados e pedagogos habilitados a assumir o cargo. A instituição está lutando com afinco para suprir essas carências e zelando pelo compromisso com a qualidade da educação no nosso município”, diz.
A representante dos convocados, Vanessa de Souza e a presidente da executiva municipal de Sinsepeap, Iara Marques | Foto: Junior Dantas/PMM
Para a presidente da executiva municipal do Sindicato do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá (Sinsepeap), Iara Marques, a Prefeitura de Macapá vem avançando na gestão do recurso público voltado à educação, o que traz resultado positivo para profissionais e alunos.
“É uma alegria e nós parabenizamos a todos que estão ingressando no quadro do município. Esse é um momento de felicidade para crianças e família que estavam sem esses profissionais”, destaca.
Tabela do piso do magistério
Durante a solenidade de assinatura da convocação dos novos profissionais da educação, Dr. Furlan também anunciou que a Prefeitura fará a publicação da tabela com o piso do magistério, que será feita no dia 23 de maio. O documento contém as promoções e progressões salariais dos profissionais da educação, o que garante o aumento progressivo no salário dos servidores.
Na ocasião, o prefeito garantiu que os novos servidores da educação municipal já receberão o salário com base na tabela.
Por Ewerton França e Lázaro Gaya