Manutenção veicular: o que fazer para garantir uma viagem segura nas férias 

Especialista aponta quais ações preventivas podem garantir um percurso tranquilo sem surpresas e gastos indesejados 


Quando o calendário aponta o mês de julho, o corpo já pede descanso do primeiro semestre e, para quem tem criança em casa, o período de férias escolares é a época ideal para uma boa viagem em família.  

Há quem se organize com antecedência e há quem encare uma aventura de última hora para espairecer e apreciar novos ares. O engenheiro e coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Anhanguera, Alisson Sousa da Silva, fornece as principais orientações para uma viagem segura. “Para a segurança de todos os ocupantes do veículo e de outros condutores é importante observar se todas as peças estão em perfeito estado de conservação. O veículo fará o trajeto de forma mais eficiente sabendo responder a possível emergência como freadas bruscas”, pontua. 

Na lista básica de inspeção, o especialista destaca: 

  • Planejamento: além de levar, por precaução, uma caixa de ferramentas, estudar o percurso e verificar se há postos de parada e postos de combustível é prudente. 
  • Documentação: portar habilitação é lei e deve ser respeitada. Portanto, deve-se conferir data de vencimento da CNH, bem como as condições de uso do seguro automotivo, caso possua. 
  • Pneus: a base do veículo não pode ficar de lado pois é responsável por manter a aderência ao solo. É fundamental conferir a calibragem. Então, nada de pneu careca e estepe inutilizável. 
  • Alinhamento e balanceamento: ninguém quer desconforto pelo caminho, sendo assim é preciso garantir que a direção esteja equilibrada, sem vibrações, o que também contribui para a economia do combustível. 
  • Bateria e faróis: é possível utilizar um voltímetro para examinar o estado da bateria. Manter o sistema de iluminação em dia, pode salvar vidas, já que a falta de luminosidade é um dos fatores que gera acidentes nas estradas. Além, é claro, de evitar que uma multa seja aplicada por falta de funcionamento das luzes indicativas. 
  • Óleo e fluídos:  responsável pela lubrificação do motor, o óleo deve estar na quantidade e espessura indicada, com uma cor clara. Caso contrário, deve ser trocado. Os fluídos merecem a mesma atenção, tendo em vista que são responsáveis por manter a temperatura do motor. 

No dia a dia, o docente destaca a importância de realizar a avaliação com um profissional de confiança. “Não há como dispensar a vistoria atestada por um profissional de confiança que entenda do assunto. Ele certamente explicará as vantagens de se optar por uma manutenção preventiva, em vez de recorrer à manutenção corretiva”, destaca. 

O especialista sinaliza que o nível de combustível e a condição de uso do extintor de incêndio também são itens importantes de se observar na hora de viajar, para que não ocorram imprevistos. Outro ponto que deve ser verificado é o pneu do veículo, a calibragem e rodas.  “Alinhamento e balanceamento devem ser feitos para garantir a estabilidade do veículo na possibilidade de situações adversas.  Outros itens como fluidos, freios, sistema elétrico, limpeza de para-brisa e vidros devem ser inspecionados”, sinaliza. 

Outro ponto que deve ser verificado é se todos os documentos, tributos e obrigações do veículo (IPVA, multas e habilitação) estão em dia. Outra dica é traçar o roteiro com antecedência e checar as condições do tempo antes da viagem.  

Para saber qual é o período certo para realizar a manutenção preventiva, é preciso ficar de olho nas recomendações das fabricantes expostas no manual do proprietário para garanta uma viagem tranquila e segura. A avaliação também pode contribuir para a prolongação do tempo de vida estimado do seu veículo. Assim feito, é correr para aproveitar, apertar o cinto de segurança e pé na estrada! 




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos