Fotos: Ianca Moreira 

Milhares de amapaenses celebram Bicentenário da Independência do Brasil 

Após dois anos, desfile cívico volta a atrair multidões para a Avenida FAB, na manhã desta quarta, 7.


A Avenida FAB, principal via de Macapá, ganhou os tons verde e amarelo, nesta quarta-feira, 7, em celebração ao Bicentenário da Independência do Brasil. Milhares de amapaenses estiveram na avenida e, após dois anos de pandemia de covid-19, voltaram a prestigiar o tradicional desfile cívico-militar - que este ano contou com 1.300 participantes.

Veja mais fotos AQUI

Até o final dos anos 1990, o desfile de 7 de Setembro acontecia na FAB em homenagem ao Dia da Pátria. Desde 2019, a organização do evento o resgatou para o centro da cidade.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca 30 mil pessoas acompanharam o desfile, uma delas foi a pedagoga Elciane Barbosa, que externou o saudosismo com a volta do desfile na Avenida FAB. Ela levou o filho para prestigiar também.

“Para mim, é uma emoção grande porque eu cresci nessa cidade, estudei nas escolas daqui, e eu desfilei muito na FAB. Para mim está sendo um resgate disso vivenciar novamente com o meu filho adulto. Ele terá o privilégio de ver como era um pouco da minha época”, evidenciou Elciane Barbosa.

Já o fotógrafo Welison Ferreira foi um dos participantes do desfile, como integrante do Grupo de Desbravadores da Igreja Adventista. Para ele, o momento é para exaltar as conquistas e avanços alcançados ao longo desses dois séculos.

“A gente vem prestigiar esse grande momento de patriotismo, saindo com a bandeira do Brasil e amando o nosso estado, trazendo mais jovens para cada vez mais participarem, principalmente junto com a família”, declarou Welison Ferreira.

No Bicentenário de proclamação da Independência do Brasil, o col. Williams Pereira, do Exército Brasileiro, celebrou a data marchando e declarou a importância do dia.

“O 7 de Setembro na avenida FAB é muito importante, depois de dois anos de pandemia, então, é o sentimento de orgulho de ser brasileiro”, homenageou o col. Williams.

O Governo do Estado coordenou a cerimônia, junto ao Exército Brasileiro,  Prefeitura de Macapá e entidades civis.

 

Por: Sávio Almeida


 




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos