Policlínicas de Santana passam a distribuir medicamentos de uso controlado
Os medicamentos são específicos para saúde mental, estão disponíveis em duas Policlínicas, no Paraíso e no bairro Daniel, em Santana.
Com o objetivo de promover o melhor atendimento, aos pacientes que fazem uso de medicamentos de uso controlado, fornecidos pela Prefeitura de Santana, a Secretaria Municipal de Saúde retoma nesta quinta-feira, 08 de setembro, através do sistema Único de Saúde municipal, a dispensação dos medicamentos de uso controlado específicos para a saúde mental:
“Depois de dois anos e meio indisponíveis nas UBS, nós conseguimos, na gestão do Prefeito Bala Rocha, através de um trabalho de planejamento e Gestão da Assistência Farmacêutica, disponibilizar esses medicamentos para os santanenses, aprimorando os atendimentos da Atenção Primária do Município”, disse a secretária de Saúde, Ithiara Madureira.
O objetivo é fornecer um atendimento completo para a população que precisa desses medicamentos, assim que detectamos essa situação no município, foi trabalhado incansavelmente para disponibilizar de forma rápida, esses medicamentos para os munícipes. Tudo está sendo iniciado com a garantia que os pontos não ficarão desabastecidos, pois é uma importante terapia aos usuários do SUS do município, que necessitam desse medicamento:
“É importante uma dispensação correta, até porque são medicamentos de controle especial, monitorados pela Vigilância Sanitária e Policia Federal, então é necessário que a população esteja ciente das exigências que são solicitadas durante a dispensação para atender as legislações vigentes”, disse o coordenador da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica, Carlos André.
Os locais disponíveis para a retirada dos medicamentos são a Policlínica Maria Tadeu Aguiar, localizada no Bairro Paraíso, Avenida Castelo Branco, nº 530 e na Policlínica Alberto Lima, na Travessa Manoel Moura de Carvalho, N° 13, no Bairro Daniel, em Santana. O horário de dispensação é das 08h às 12h e das 14h às 17h. O usuário deve levar os documentos como identidade, cartão do SUS e a receita de controle especial em 2 vias com validade de 30 dias, após data de emissão.
Lista de medicamentos disponíveis:
Amitriptilina 25 mg comprimido
Biperideno 2 mg comprimido
Carbamazepina 20 mg/ml suspensão oral c/100 ml
Carbamazepina 200 mg comprimido
Carbidopa 25mg + Levodopa 250mg comprimido
Clonazepam 2 mg comprimido
Clorpromazina 100 mg comprimido
Clorpromazina 25 mg comprimido
Clorpromazina 40 mg/ml solução oral c/ 20 ml
Diazepam 5 mg comprimido
Fenitoína Sódica 100 mg comprimido
Fenobarbital 100 mg comprimido
Fenobarbital 40 mg/ml solução oral c/20 ml
Fluoxetina 20 mg cápsula
Haloperidol 5mg/ml c/ 1ml solução injetável
Haloperidol 1 mg comprimido
Haloperidol 2 mg/ml solução oral c/20 ml
Haloperidol 5 mg comprimido
Levomepromazina 100mg comprimido
Risperidona 1mg comprimido
Ácido Valpróico 50 mg/ml Xarope c/100 ml
Carbonato de Lítio 300 mg comprimido
Clonazepam 2,5 mg/ml solução oral c/ 20 ml
Por Ívina Oliveira