10ª FECEAP tem exposição de 87 trabalhos científicos nacionais e internacionais
Evento ocorre de 21 a 23 de setembro. Dos trabalhos apresentados, há 14 projetos de outros estados brasileiros e 8 internacionais (do México e do Peru).
De 21 a 23 de setembro, o Governo do Estado realiza a 10ª edição da Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap) com o objetivo de despertar no ambiente escolar o interesse pela iniciação científica.
Após meses de seleção de projetos, serão expostos no evento 87 artigos científicos separados pelas modalidades de ensino e áreas de conhecimentos. Entre eles, há 14 projetos de outros estados brasileiros e 8 internacionais (do México e do Peru). Também haverá palestras com temas relacionados à inclusão na ciência.
Participam da Faceap alunos dos ensinos infantil, fundamental, médio e superior; da educação profissionalizante; da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e da educação especial. A Feira é pensada para que esse público possa participar como expositores e/ou ouvintes e trocar experiências.
A Feceap também busca dar visibilidade às experiências de construção e formalização dos processos criativos de estudantes das escolas públicas e privadas, contribuindo com a propagação da ciência, tecnologia e inovação no Amapá.
Para o coordenador do evento, Gilvandro Pantaleão, ao longo de uma década de história, a Faceap já proporcionou aos alunos participantes ampliar o entendimento sobre a pesquisa científica na formação.
“Ano após ano, a gente nota o aumento no interesse dos estudantes em somar no nosso evento, isso significa que hoje a pesquisa e a ciência definitivamente fazem parte da vida acadêmica deles”, disse o coordenador.
O evento é coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seed), por meio do Centro de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação (CAAH/S).