5º lote: Receita paga R$ 6,5 mi para 3,4 mil contribuintes que declararam Imposto de Renda no AP
Valor é enviado para as contas nesta sexta-feira (30).
O 5º e último lote de restituições para quem declarou o Imposto de Renda 2022, relativo ao ano-base 2021, é pago pela Receita Federal nesta sexta-feira (30). A consulta no sistema foi liberada há uma semana, para 3.434 contribuintes do Amapá.
O lote contempla contribuintes com prioridade legal, como os idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia grave e quem cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Além disso, também é restituído quem tem direito e entregou a declaração dentro do prazo.
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração, de forma direta ou por indicação de chave PIX.
Para consultar se já recebe ou não neste lote, o contribuinte tem duas opções:
Malha fina
O contribuinte pode saber, ao realizar a consulta, se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada "malha fina" do leão.
Para saber se está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão, ou após o contribuinte apresentar comprovação de que sua declaração está correta.
Fonte: G1-AP