Foto: Reprodução/Internet

Conab cadastra agentes colaboradores para coleta de preços agropecuários no país


Produtores, instituições e empresas agrícolas estão sendo cadastrados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em todo o país para atuarem como agentes colaboradores no fornecimento de preços diversos. As viagens para a realização do cadastro tiveram início em agosto e seguem até dezembro.

O objetivo desta ação é captar agentes tanto para o nível de comercialização de preços recebidos quanto pagos pelo produtor, abrangendo os mais diversos produtos. A ação inclui os que integram a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGMP-Bio), além de produtos hortigranjeiros e grãos em geral.

Para realizar o cadastro, o colaborador deve preencher uma planilha com algumas informações pessoais e os produtos avaliados. Agentes e instituições também podem fazer a solicitação para tornar-se um colaborador, mediante contato com a superintendência regional da Conab em seu estado, que deverá analisar a viabilidade do cadastramento.

O contato com os novos agentes é feito tanto pessoalmente como por meio remoto, via telefone, e-mail e aplicativos de mensagens. O trabalho de campo ocorre principalmente em locais onde há dificuldade na apuração de dados com os informantes já cadastrados ou em regiões com novas demandas para a coleta de preços.

As informações levantadas pela Companhia também são utilizadas nos cálculos dos custos de produção, nas análises de mercado, na definição dos preços de abertura dos leilões públicos e do preço de venda de milho no Programa de Vendas em Balcão, e ainda por outros agentes em todo o Brasil e no exterior.

Atualmente, a Conab tem cerca de 20 mil séries de preços, que incluem produto, especificação, localidade, frequência de coleta de preço, entre outros. A ideia é criar, a partir desta ação com os colaboradores, outras séries de preços de produtos ainda não avaliados, e incluir dados sobre produto, localidade, nível de comercialização, se é produtor, revenda, ou cooperativa. As informações de preços agropecuários que são obtidas alimentam o Sistema de Informações Agropecuárias e de Abastecimento (Siagro) e são disponibilizadas no Portal da Conab.


O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos