Abertura da 2ª Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação de Macapá apresenta 30 projetos
Nos dias 3 a 5 de novembro, 60 trabalhos serão apresentados em momentos presenciais e remotos.
Nesta quinta-feira (3), a Prefeitura deu início à segunda edição da Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação de Macapá (FectiMac). O evento segue até este sábado (5), e apresenta trabalhos de estudantes de diversas redes de ensino do Brasil, com avaliações presenciais e remotas. Os projetos estão expostos na quadra da escola municipal Antonio Barbosa, localizada no bairro Santa Rita.
“Começamos a FectiMac ano passado, de forma ainda incipiente devido à pandemia, e agora acompanhamos uma feira encorpada, com inscrições do Brasil inteiro. Vamos trabalhar para que a continuidade deste evento, ano a ano, transforme a feira em uma referência nacional”, ressalta o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, na cerimônia de abertura desta edição.
O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, visitou os estandes de exposição da feira | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM
Ao todo, 60 projetos serão apresentados, sendo que 30 desses estão expostos presencialmente na feira, dentre turmas de educação infantil, fundamental e na modalidade de ensino especial. O estudante Luiz Otávio, da escola municipal Elita Nunes Melo, apresentou o projeto “Construção e Lançamento de Foguetes” com seus colegas do 5º ano.
“[A FectiMac] é muito legal. Quanto mais eu apresento, mais eu aprendo o conteúdo. É a primeira vez que participo de uma feira de ciências, é uma emoção diferente. Fizemos tudo em sala de aula, com ajuda do professor”, conta Luiz.
O estudante Luiz Otávio e o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes | Fotos: Ingra Tadaiesky/PMM
Para o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, a 2ª edição da FectiMac representa todos os avanços educacionais realizados pela Prefeitura de Macapá desde 2021.
“Agora, mais do que nunca, precisamos usar todas as ferramentas necessárias para envolver os nossos alunos no processo de aprendizagem. A feira de ciências vem estimular o conhecimento e a ciência nos jovens, para que construam e levem conhecimento ao mundo inteiro”, conta.
Esta é a primeira edição da FectiMac em que a população pode ver pessoalmente a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. No último dia de feira, os três projetos de maior destaque em cada categoria serão premiados com medalhas e credenciais para feiras de ciências nacionais.
Cerca de 30 trabalhos foram expostos presencialmente no primeiro dia da 2ª FectiMac | Fotos: Ingra Tadaiesky/PMM
Por Léo Nilo