Campanha Novembro Roxo: Hospital da Mulher alerta sobre riscos do nascimento prematuro
Estratégia também busca incentivar as gestantes a realizarem o pré-natal, que é oferecido na rede municipal de saúde e pode reduzir as ocorrências de partos antecipados.
O Hospital da Mulher Mãe Luzia deu início à campanha Novembro Roxo para alertar sobre os riscos do nascimento prematuro. A estratégia também busca incentivar a realização do pré-natal, como forma de ajudar a evitar o parto antecipado. O tema da campanha é ‘Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento’.
O parto prematuro acontece quando o bebê nasce antes das 37 semanas de gestação, o que pode acontecer devido a diversas causas, desde infecção uterina a doenças relacionadas com a saúde da grávida. No caso do Amapá, o risco acaba tendo um agravante por apenas 38% das grávidas realizarem o pré-natal completo, que é disponibilizado nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.
“Na medida que a gestante faz o pré-natal corretamente, temos a redução significativa dessas complicações que podem surgir na gestação e que podem complicar a vida dessa mulher e a vida desse bebê”, afirmou o enfermeiro, Ronaldo Sarges.
Confira a programação do Novembro Roxo:
- Curso de Manejo da Lactação: dias 16, 18, 22 e 24 de novembro;
- Dia do Prematuro (17/11) com bolo e sessão de fotos;
- Exposição das fotos nos dias subsequentes no Hospital Mãe Luzia;
- Curso de Sensibilização do Método Canguru na manhã do dia 29 de novembro.
Por: Lucas Mota