Foto: Maksuel Martins

Concessionária entrega subestação ampliada e automatizada; energia para 350 mil habitantes de Macapá

Estrutura aumenta a potência instalada da subestação de 78 MVA para 98 MVA


Com a consolidação da concessão do setor elétrico pelo Governo do Amapá, mais uma melhoria para garantia da segurança energética no Estado foi entregue à população amapaense nesta sexta-feira, 11. Trata-se da obra de ampliação e modernização da Subestação Santa Rita pela CEA Equatorial.

O serviço consistiu na implantação de um transformador de força de 20 MVA, com a inclusão de dois alimentadores, de modo que a estrutura aumenta a potência instalada da subestação para 98 MVA.

Durante a solenidade que oficializou a entrega, o governador Waldez Góes lembrou dos avanços no setor elétrico, destacando o empenho e velocidade da concessionária com a melhoria na prestação do serviço e garantia de segurança energética para todos.

VEJA MAIS FOTOS AQUI

“Nós temos menos de um ano de contrato de concessão e estão acontecendo investimentos em todo o Estado, do Oiapoque ao Jarí. Parabenizo a CEA Equatorial pela velocidade que está fazendo os investimentos e mais uma vez agradeço ao povo amapaense que acreditou na estratégia que nós montarmos para garantir que a distribuição e a qualidade de energia fossem agora uma missão do setor privado”, evidenciou Góes.

Com investimento orçado em mais de R$ 4 milhões, a instalação vai impactar 350 mil habitantes de Macapá, assegurando uma distribuição de energia de maior qualidade para os bairros localizados na região Central, parte das zonas sul e oeste da capital, segundo a concessionária.

O presidente da CEA Equatorial, Augusto Dantas, explicou que o investimento faz parte da programação de um ano da chegada da concessionária no Amapá, por meio de um conjunto de ações com vista à melhoria da prestação do serviço na Região Metropolitana de Macapá, enfatizando que os investimentos continuam em todo o estado, com ampliações e modernizações da rede elétrica em todos os municípios.

“O transformador instalado aumenta a potência da subestação em 25%, com dois novos alimentadores. Nós automatizamos 100% a subestação, de forma que nós podemos operar ela da nossa central de operações de forma automática, ou seja, isso traz muita agilidade e possibilidade de manobras em caso de algum incidente na rede de energia”, explicou Augusto Dantas.

Nova Economia

As estratégias de concessão da distribuição de energia elétrica, de saneamento e de resíduos sólidos fazem parte do Plano da Nova Economia do Amapá, com a previsão de geração de mais emprego e renda, respeitando o meio ambiente e oportunizando a qualidade de vida à população.

 

 

Por: Sávio Almeida




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos