Foto: Maksuel Martins/Secom

Governo inicia testes de câmeras corporais para a Segurança Pública

Tecnologia será testada com militares do BPRE durante 60 dias. Aumento da legitimidade de ações policiais está entre os benefícios da utilização.


Câmeras de alta tecnologia acopladas aos uniformes registram em tempo real atendimentos a ocorrências.

O Governo do Amapá iniciou o projeto-piloto para implementação de novo sistema de segurança com câmeras de alta tecnologia acopladas aos uniformes de policiais militares. O processo faz parte da estratégia do Estado para reestruturação e aprimoramento tecnológico da Segurança Pública.

De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Cel. Carlos Souza, o planejamento para utilização para tecnologia - já em utilização em grandes centros urbanos como São Paulo, Tóquio e Nova Iorque -, posiciona o Amapá na vanguarda por assegurar, sobretudo, a legitimidade das ações policiais.

Segundo o gestor, os equipamentos serão testados com militares do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) durante 60 dias e, em seguida, passarão por avaliação técnica de resultados.

“Serão avaliadas as necessidades e características específicas do Amapá. A ideia aqui é levar esta tecnologia a todas as ações vinculadas à Segurança Pública, como as atividades periciais da Polícia Científica; o combate a sinistros do Corpo de Bombeiros; e, inclusive, as operações especializadas da Polícia Civil”, ressaltou o secretário.

 

“Este é um legado que faz parte da consolidação de todas as políticas de fortalecimento da Segurança Pública, que a próxima gestão receberá reestruturada em 2023”, acrescentou Carlos Souza.

O representante da empresa americana Axon, Lucas Almeida, explicou que os equipamentos são projetados especificamente para as atividades de segurança pública e defesa social.

“É um aparato resistente ao calor e à água, durável contra impactos, equipado com GPS e com autonomia de bateria de, no mínimo, 12 horas. São próprias para esse acompanhamento, com a localização dos agentes e as transmissões em tempo real”, detalhou Almeida.

Estado Forte, Povo Seguro

Desde 2015, o Governo do Amapá já investiu cerca de R$ 360 milhões na reestruturação da Segurança Pública do Estado, com entregas de obras, viaturas, equipamentos, armamentos e aparato tecnológico, como drones. 

 

Por: Claudio Morais




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos