Foto: Arquivo Seed

Semana da Consciência Negra tem programação educativa e cultural

O evento contou com apresentações de grupos de marabaixo de escolas da rede estadual, capoeira e recital de poemas.

Como parte das celebrações da Semana da Consciência Negra, o Governo do Amapá realizou uma programação educativa e cultural afroamapaense, nesta sexta-feira, 25. Houve apresentações de grupos de marabaixo das escolas quilombolas da rede estadual, grupo de capoeira, poetisas amapaenses e estandes com exposições de atividades pedagógicas e socialização de oficinas.

A Secretaria de Estado de Educação (Seed) organizou o evento, como detalha o gerente do Núcleo de Educação Étnico Racial (Neer/Seed), Arimilton da Silva. 

“Esse é mais um momento importante pra toda nossa história e cultura, essa valorização da negritude trazida para o campo da educação faz despertar em nós a sensação que estamos no caminho certo” disse o professor.

O grupo de Marabaixo da escola Quilombola Estadual José Bonifácio, localizada no Quilombo do Curiaú, participou da programação e apresentou a música escrita pelos estudantes que garantiu o primeiro lugar no projeto “Cantando Marabaixo nas Escolas’’.

“É inserindo a nossa cultura dentro do ambiente escolar que estamos conseguindo mudar a vida de muitos estudantes, nossa escola trabalha com atividades que precisam desse engajamento e isso é muito bom” Disse Claudete Ramos,  gestora da Escola José Bonifácio.

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. 

 

Por: João Marcos Chaves


O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos