Agendamentos podem ser feitos presencialmente no CER ou através do telefone (96) 98802-8388 | Foto: Arquivo Semsa

Centro de Reabilitação passa a ofertar consultas com médico geriatra

Atendimento é voltado para pessoas acima de 60 anos ou com Alzheimer


O Centro Especializado em Reabilitação (CER) passou a ofertar consultas médicas em geriatria para pacientes acima de 60 anos ou que manifestem sintomas precoces da doença de Alzheimer.

A geriatria é a especialidade que trata a saúde do idoso e as mudanças e doenças que surgem com o envelhecimento. Também trata a prevenção de muitas doenças comuns em pessoas de idade avançada e mantém a qualidade de vida dos idosos.

Entre essas doenças associadas ao envelhecimento está o Alzheimer, transtorno degenerativo progressivo que compromete as células cognitivas e da memória, fazendo com que o paciente tenha alterações comportamentais e até motoras.

O agendamento pode ser feito presencialmente no CER, que fica localizado na Rua das Pupunhas, 650, bairro Infraero. É preciso ter em mãos documento de identidade, cartão do SUS, comprovante de residência e o encaminhamento ou laudo médico. Também é possível realizar o agendamento através do telefone (96) 98802-8388.

“É muito importante que pessoas acima de 60 anos procurem esse atendimento que atua na prevenção de complicações. No caso de pacientes com Alzheimer, o acompanhamento pode ajudar a retardar os sintomas da doença e melhorar a qualidade de vida dele, e ainda ajuda a família a lidar com a doença”, explica a coordenadora municipal de Saúde do Adulto e do Idoso, Marisa Cardoso.

Grupo de acolhimento

O CER também montou um grupo de acolhimento para pacientes que já tenham o diagnóstico de Alzheimer, ofertando além do atendimento com o geriatra, acompanhamento com psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista e educador físico.

O paciente passa pela triagem com equipe de enfermagem e será avaliado para a inserção nas terapias de acompanhamento. Para ser inserido no grupo basta ir até o CER com documento de identidade, cartão do SUS, comprovante de residência e o laudo médico.

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos