Limpeza, arborização e arte buscam eliminar pontos de descarte irregular de lixo em Macapá
Serviço de limpeza e pintura artística nos muros busca sensibilizar moradores sobre os problemas que resultam do descarte de lixo
Espaços que antes eram lixeiras viciadas e alvos constantes de reclamações popular vêm ganhando cara nova com um trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana. Além de serviços de limpeza, árvores são plantadas e muros nos quais o lixo era acumulado ganham cores com pinturas assinadas por artistas mapaenses.
A estratégia é para comover moradores a se unirem a causa de cuidar do lugar em que vivem. O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Perpétuo Socorro e o bairro do Araxá, próximo da rotatória do Rodovia Josmar Pinto com a Rua Jovino Dinoá foram os primeiros a serem revitalizados.
A ideia foi posta em prática pelo secretário municipal de Zeladoria Urbana, Helson Freitas, que fala sobre a iniciativa.
“É importante que a população se conscientize e descarte resíduos nos locais corretos para que essas áreas públicas possam ser utilizadas por todos e a cidade seja um lugar melhor para se viver. Quero que elas sintam alegria ao ver o local limpo, arborizado e ocupado com arte, e evitem jogar lixo ou deixar que outros joguem”, explica o gestor.
Foto: Lucas Mota/PMM
Qualquer pessoa pode denunciar o despejo irregular de lixo em espaços públicos pelo número (96) 99970-1078. A reclamação também pode ser feita no prédio da secretaria, localizado na Avenida Maria Quitéria, nº 317, bairro Trem, na zona sul de Macapá.
A Zeladoria Urbana ainda conta com o projeto “Descarta Treco”, iniciado em abril deste ano, que recolhe móveis, eletroeletrônicos e outros objetos na casa dos moradores. Para ter acesso, basta entrar em contato por whatsapp, no número 9 8125-1151.
Por Lucas Mota