Foto: Márcio Pinheiro Coronel Alexandre Veríssimo é o novo comandante-geral do CMB/AP.

Coronel Alexandre Veríssimo assume o comando geral do Corpo de Bombeiros do Amapá

Cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (19), pela primeira vez em Santana, em frente ao 5º Grupamento do Bombeiro Militar.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Amapá teve a assunção de um novo comandante-geral nesta quinta-feira (19). A cerimônia, que contou com a presença do governador Clécio Luís, oficializou o coronel Alexandre Veríssimo no mais alto posto da instituição.

O novo comandante-geral detalhou que tem como uma das prioridades trabalhar a valorização dos mais de mil militares que integram a corporação. 

“Me sinto honrado e motivado por essa missão dada a mim pelo governador. O que não vai faltar é empenho e dedicação em fazer o melhor serviço para a sociedade. Vou atuar para combater o excesso de carga de trabalho, otimizar o trabalho técnico da corporação, e aumentar a aproximação do Comando com a tropa”, pontuou o Cel Veríssimo.

Além do olhar para os profissionais, o novo comandante-geral do CBM/AP também vai modernizar processos de emissão e vistoria de alvarás; reativar projetos sociais; reestruturar a Defesa Civil Estadual; e planejar as ações que vão transformar a instituição amapaense em referência regional e nacional. 

O coronel Pelsondré Martins será o novo subcomandante. 

Na cerimônia, a espada do comandante foi entregue pelo governador para a Soldada Diana Cristina José da Silva Soares, uma das mais modernas combatentes, e em seguida ao Cel Veríssimo. A passagem simbolizou que o reconhecimento dos militares será um dos trabalhos prioritários da nova gestão, explicou o governador.

“Fazer a posse do novo comandante do Corpo de Bombeiros, é um reconhecimento por esse município, como eu sempre disse e reafirmo: Santana será o motor do desenvolvimento do Amapá”, frisou o governador. 

O chefe do executivo, destacou o compromisso do governo em seguir investindo nos espaços físicos, em infraestrutura, em mais equipamentos e viaturas, na qualificação profissional dos bombeiros, trazendo inovações e tecnologia para melhorar ainda mais o serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros

“Sobretudo, seguindo o que prometi em campanha, vamos valorizar os homens e mulheres que integram essa corporação. Vocês são nossos heróis da vida real”, falou Clécio Luís.

O Governador anunciou ainda que o Estado aguarda a chegada da autoescada mecânica, um caminhão para ser usado em combate a incêndios e salvamento em prédios.

Foi a primeira vez que essa cerimônia ocorreu em Santana. O prefeito do município, Bala Rocha, falou da importância dessa homenagem.

"É momento de festejar e agradecer por Santana sediar uma cerimônia tão importante como essa. Testemunhamos as mudanças que estão acontecendo em Santana por meio dessa nova gestão, no governo Clécio, principalmente na saúde. Ser bombeiro, para muitos, é a realização de um sonho e quando ouvimos a sirene sabemos que é um momento de perigo nos rondando, mas também é a certeza de que naquela viatura tem homens e mulheres comprometidos com a vida", comentou Bala Rocha.

O CBM é responsável por atuar em ações de Defesa Civil, prevenção e combate à incêndio, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar e serviço de segurança contra incêndio e pânico, visando proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.

Perfil

O coronel assume o mais alto posto da corporação aos 48 anos. Natural do estado do Rio de Janeiro, Alexandre Veríssimo de Freitas iniciou a carreira militar no CBM/AP há quase 30 anos. 

Ele possui pós-graduação Latu Sensu em Gerenciamento Operacional nas Organizações, Gestão Estratégica nas Organizações, Gestão e Docência no Ensino Superior e cursa Graduação em Matemática e Especialização em Políticas e Gestão em Segurança Pública.

Foi comandante da Companhia de Comando e Serviço, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento e da 1ª Companhia Operacional da Capital. Ele também já foi chefe da Divisão de Operações da Coordenadoria de Defesa Civil, chefe do Centro de Comunicação Social e diretor de Inteligência e Operações. Antes de se tornar comandante, chefiava a Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do CBM/AP.

 

Por: Fabiana Figueiredo


O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos