Acadêmica na atividade de extração de nutrientes em amostras de solos, durante estágio na Embrapa. Foto: Madson Melo

Alunos de Agronomia do IFAP cumpriram estágio na Embrapa


Alunos do sétimo período do curso Engenharia Agronômica do Instituto Federal do Amapá (IFAP), campus de Porto Grande, cumpriram uma programação de estágio curricular obrigatório no Laboratório de Solos da Embrapa Amapá, no período de 16 a 20 de janeiro. De acordo com o professor doutor em ciência do solo, Nilvan Carvalho Melo, o objetivo do estágio foi favorecer a vivência e promover o desenvolvimento no campo profissional dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no curso.

O foco do aprendizado acadêmico ficou situado em análise de solos, e está vinculado às pesquisas do IFAP que contam com a participação dos alunos, por meio do Grupo de Estudos em Solo e Plantas Cultivadas (GESP-IFAP). “Buscamos oportunizar a interação entre as instituições envolvidas, além de firmar possíveis parcerias em pesquisas que contribuam para o manejo, a conservação e aumento da produtividade dos solos do Estado”, acrescentou o professor.   

O pesquisador da Embrapa Amapá, Nagib Melém, atuou na supervisão das atividades dos estagiários, a partir de atividades teóricas e práticas laboratoriais relacionadas a amostragem de solos, segurança laboratorial, preparo de amostras, extração de nutrientes, determinação de nutrientes, cálculos dos teores dos nutrientes e avaliação da fertilidade do solo. “Um aspecto interessante é que os acadêmicos são de famílias de agricultores, eles têm uma relação grande com o mundo rural e estão se aperfeiçoando ao cursar Agronomia. E esta oportunidade de estágio faz parte da cooperação técnica entre a Embrapa e o IFAP, temos uma parceria forte e conseguimos nos apoiar cumprindo nossas atribuições para contribuir com o desenvolvimento tecnológico do Amapá”, acrescentou Melém.

O supervisor de laboratórios da Embrapa Amapá, analista Leandro Damasceno, esteve entre os supervisores colaboradores do estágio. Ele destacou para os alunos como está estruturada a infraestrutura de laboratórios da Embrapa Amapá, composta de cinco laboratórios: Solos e Fisiologia Vegetal, Proteção de Plantas, Alimentos e Biotecnologia, Aquicultura e Pesca, e Recursos Florestais. Damasceno acrescentou que a Embrapa mantém também um laboratório de gerenciamento de resíduos de laboratório, um laboratório de cultivo de organismos aquáticos, uma mini fábrica de ração, um galpão de recepção de amostras e a casa de vegetação. Também atuaram no acompanhamento aos estagiários o analista Daniel Araújo e o assistente Edilaldo Santana Nunes. Os alunos que realizaram o estágio curricular na Embrapa são Arthur Vinícius Pires Moreira, Cássio Freitas de Oliveira, Karla Samylle de Queiroz Costa e Madson Pereira Melo.

Dulcivânia Freitas (DRT-PB 1.063/96)


O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos