Macapá faz 265 anos: confira dicas do que fazer na cidade
Opções vão desde pontos turísticos a hotéis para sair da rotina
Neste sábado (04), Macapá (AP) celebra o aniversário de 265 anos. Cheia de peculiaridades, essa é a única cidade do país cortada pela linha do Equador, motivo pelo qual os macapaenses conseguem viver a experiência do equinócio, quando os raios solares incidem diretamente sobre a região no início do outono e da primavera. Banhada pelo rio Amazonas, a maior parte do seu turismo está na cultura local e em seus recursos naturais. Para comemorar a data, o Hurb, empresa de tecnologia com a maior plataforma de viagens online do Brasil, traz dicas para os moradores serem turistas por um dia.
Entre as curiosidades sobre a “capital do meio do mundo”, assim conhecida por ser cruzada pela linha equatorial, está o fato de que não há ligação rodoviária entre ela e as demais capitais do país. O percurso para Belém, por exemplo, pode ser feito apenas de avião ou barco. A primeira opção é uma ponte-aérea de uma hora, enquanto a segunda se torna um passeio de 24 horas entre as ilhas de Marajó.
Polo do turismo gastronômico brasileiro, sua culinária nasce do encontro entre a comida paraense e a cultura dos povos indígenas da região. É possível observar a influência em muitos dos hábitos macapaenses, uma vez que todo o estado fazia parte do território do Pará até 1943. Ela está presente, por exemplo, na inspiração de alguns pratos e no uso de ingredientes típicos da região, como peixes de água doce. O camarão no bafo, o tacacá e o açaí salgado são expoentes divididos por ambos. Frutas típicas, como taperebá, bacuri, bacaba e cupuaçu fazem sucesso tanto com a população local quanto com os turistas.
Bebida reconhecida como patrimônio cultural imaterial do estado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a gengibirra tem um papel importante para a cultura negra local. Na festa do marabaixo, o drink de cachaça, gengibre e açúcar mantém elevada a energia e os ânimos das rodas de dança e batuque. Há mais dois pontos turísticos imperdíveis para quem quer mergulhar na cultura gastronômica macapaense - o Mercado Central e a Casa do Artesão.
Construído para demarcar a linha do Equador, o Marco Zero de Macapá é um obelisco de 30 metros de altura inaugurado em 1987. Além de ser um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, conta com programações especiais em determinadas épocas do ano. É um excelente passeio para quem busca conhecer a história da cidade!
Já para os macapaenses que procuram uma atividade cultural e familiar, a dica é a Fortaleza de São José de Macapá, considerada a maior fortificação da América Latina. Localizado no centro da cidade, o monumento construído no século XVIII chama a atenção pela arquitetura bem preservada em formato de estrela e é uma opção gratuita. Suas muralhas de 15 metros protegem o Rio Amazonas, guardando também uma área verde com chafariz, calçadão e anfiteatro.
Na mesma linha, o Museu Sacaca do Desenvolvimento Sustentável pode ser visitado de terça a domingo, de 9h às 17h. Em seus 20 mil m², o espaço proporciona o aprendizado sobre o modo de vida das comunidades amazônicas, de caboclos e castanheiros, por meio de ambientes que retratam a cultura amapaense. Há 60 anos, a instituição é responsável por divulgar as características particulares do estado, como fauna, flora, solo, minérios e madeiras. Para isso, conta com exposições permanentes de arqueologia, botânica, geologia, entre outros, além de exposições a céu aberto.
Vale aproveitar o feriado para visitar o maior parque ambiental do país. Ocupando mais de 25% do estado do Amapá, o Montanhas do Tucumaque é umas das áreas prioritárias no Brasil para preservação da nossa biodiversidade. Já a ilha de Santana, próxima da capital, abriga uma floresta de flora e fauna milenares, com açaizais, grandes árvores como a Samaúma - maior árvore amazônica -, riachos e igarapés, que conectam a mata ao rio Amazonas.
Hotéis
Para aproveitar o feriado de aniversário de Macapá, vale descansar e sair da rotina passando o final de semana em um hotel. O Hurb conta com algumas hospedagens na cidade, como o Hotel do Forte, que é equipado com piscina, restaurante interno e um café da manhã variado, e o O Magnus Plaza Hotel, localizado próximo à Praça da Bandeira,que também conta com piscina e café da manhã, além de quartos espaçosos para casais e famílias.
Sobre o Hurb
O Hurb é uma empresa de tecnologia e inovação que se consolidou como a maior plataforma de viagens online do Brasil. Com a missão de potencializar viagens através da tecnologia, a empresa visa otimizar o tempo dos seus clientes através da ciência. Cumprindo o princípio primordial de livrar pessoas da preocupação, conectamos clientes a novos lugares. Fundada em 2011, a empresa vende 1 diária a cada 8 segundos, sendo responsável por 1,56% (2020) do PIB do turismo no Brasil. Em menos de 10 anos, alcançou 25 milhões de viajantes cadastrados, 35 mil destinos em todo o mundo e mais de 15 milhões de seguidores nas redes sociais, chegando a ser considerada a maior fanpage do turismo mundial. Com 1100 funcionários, o Hurb é uma marca global com sede no Rio de Janeiro e atuação em todo o Brasil e no exterior, com escritórios em Porto e Lisboa (Portugal), Sorocaba (SP) e Montreal (Canadá).
Por Ana Cajado