Foto: Albenir Sousa

Durante abertura do ano legislativo, governador destaca prioridades na gestão do Amapá

Clécio Luís apontou os setores da saúde, educação, assistência social e segurança pública como estratégicos para o desenvolvimento do estado.


Na tarde desta sexta-feira, 3, o Governador do Amapá Clécio Luís participou da 1ª sessão legislativa da 9ª legislatura da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). Durante a cerimônia, o governador fez a leitura da mensagem governamental que destacou as áreas prioritárias da gestão como saúde, educação, desenvolvimento econômico, social e segurança pública para a abertura do ano legislativo.

O Governador Clécio Luís destacou que pela primeira vez o legislativo amapaense tem uma mulher como presidente da Casa de Leis, a deputada estadual, Alinny Serrão, e falou do destaque à área da saúde na mensagem governamental deste ano.

“Hoje é um dia histórico pois presidiu a 1ª sessão legislativa de 2023, pela primeira vez, uma mulher e que veio do interior do Estado, do Vale do Jari. Hoje me sinto muito honrado em fazer parte deste dia, fazendo a leitura da primeira mensagem ao legislativo este ano. E a saúde está como uma das pautas principais da mensagem, pois como sempre digo, ela é a nossa prioridade absoluta, imediata e inegociável para nosso Estado”, destacou o governador do Estado.

O governador do Estado falou do comprometimento único em que o executivo e o legislativo precisam para as definições do desenvolvimento do Estado.

“A independência dos poderes é importante para que a democracia funcione, no entanto, além da autonomia, devemos cultivar a harmonia e a colaboração entre todos os entes. Então, iremos fazer com que tenhamos uma relação muito comprometida: com que o Governo e o parlamento façam, cada um, a sua parte em prol ao povo do Amapá”, pontuou o chefe do executivo.

Na mensagem governamental, o governador do Amapá, Clécio Luís, destacou algumas áreas essenciais para o desenvolvimento do Estado.

Saúde

O governador falou da saúde como uma das áreas mais sensíveis à população e pediu comprometimento junto à Assembleia Legislativa para juntos contornarem os problemas de forma estrutural e assegurar o direito à vida das pessoas. Falou dos avanços e melhorias dentro do Hospital de Emergências, do mutirão Zera Filas, da busca de implementar um atendimento mais humanizado nos hospitais. Destacou as próximas realizações na área da saúde, hospitais, Unidades Mistas de Saúde e Prontos Atendimentos para que avance em todo o Estado do Amapá.

Educação

Na educação, o gestor destacou a missão de melhorar os indicadores de resultados de programas educacionais para os ensinos fundamental, médio e de jovens e adultos. Falou de prioridades como ampliar infraestrutura em escolas de tempo integral, ampliar a educação rural, fortalecer o programa de assistência alimentar estudantil e investimentos na educação profissionalizante de jovens e adultos, desenvolver competências e habilidades dos alunos por meio de modernização e inovação. Também falou da prioridade em valorizar o servidor e servidora da educação pública, cumprindo lei de plano de cargos e carreiras.

Segurança Pública

Na mensagem governamental, foi destaque a segurança pública para que seja fortalecida para avançar nas ações de integração das forças de Segurança Pública do Estado, com inteligência, investimentos em inovação e qualificação profissional, como instrumentos de combate à violência de qualquer natureza. Além de fortalecer a política de segurança pública na promoção e prevenção, a paz e a justiça, o aparelhamento e a integração dos órgãos e serviços, com planejamento, valorização e qualificação do servidor público da área da Segurança Pública.

Desenvolvimento Econômico

O desenvolvimento econômico também foi destacado pelo governador Clécio durante a mensagem. No Amapá será necessário um olhar voltado às janelas de oportunidades que já existem. As atividades econômicas serão fortalecidas com planejamento integrado e investimentos, visando desenvolver o meio rural e agropecuário, pesca, empreendedorismo, mineração, ciência, tecnologia e inovação, turismo e cultura, meio ambiente e desenvolvimento municipal.

 

 

Por: Clauriana Costa




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos