Operação da CSA em Calçoene garante abastecimento 24h aos clientes do município
Além da reforma e modernização completa da unidade, as equipes em campo executam manobras que permitem o fornecimento de água mesmo no período de salinização do rio.
Os investimentos destinados pela Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) para Calçoene já apresentam a mudança da realidade local, com uma nova unidade de captação e tratamento e o abastecimento 24 horas do município. Estas ações fazem parte das operações de reforma e modernização nos sistemas de abastecimento de água recebidos pela concessionária na capital e nas zonas urbanas dos 16 municípios do estado.
Calçoene está localizado na região centro-nordeste do Amapá, distante cerca de 356 km de Macapá. As operações na área focam neste primeiro momento na reabilitação total da Estação de Tratamento (ETA) e na Captação de Água Bruta do município. Como resultado, os clientes atendidos pela CSA passaram a receber água tradada o dia todo.
“Nós fizemos reforma completa na área interna e externa da unidade, reativando o laboratório de análise da qualidade da água e instalando um novo módulo de água tratada. Também trabalhamos para assegurar a implantação de uma bomba extra na captação, prevenindo intermitências. Este é apenas o começo, mas sabemos que todos esses investimentos mudam a realidade dos clientes atendidos pelo nosso sistema”, explica Auryane Barros, líder da ETA Calçoene.
Ação e estratégia
A CSA assumiu as operações de água do Amapá em julho de 2022. Desde então, grandes ações para reabilitação das unidades recebidas ocorrem em todo o estado, assim como em Calçoene. Para executar os trabalhos nos municípios, a empresa optou pela contratação de mão de obra local, fortalecendo a economia e dando oportunidade aos profissionais amapaenses.
“Temos em Calçoene uma equipe de operadores do próprio município. Trabalhamos em regime de escala 24h por dia, contando com a experiência local destes trabalhadores para atender aos nossos clientes mesmo em tempos mais desafiantes como o período da salinização do rio”, destaca Auryane.
Salinização
Devido a posição geográfica, o Rio Calçoene, que abastece a ETA, faz limite ao norte com o Oceano Atlântico e sofre sua influência em determinadas épocas do ano tradicionalmente.
Em outros períodos, essa época de salinização da água impactava diretamente o fornecimento local. Este ano, quando o fenômeno ocorreu, as equipes da CSA estavam preparadas e executaram um plano de ação que evitou as intermitências.
“Além do tratamento especializado da água, estudamos o fenômeno juntos, e desenvolvemos manobras de reservação no período noturno que garantem o fornecimento de água sem paralisação durante o dia. Uma conquista para o município que vive essa realidade pela primeira vez”, conclui a líder Auryane.
Atendimento
Para mais informações, a CSA mantém um canal direto de comunicação com os clientes de todo o Amapá, disponível 24 horas no telefone 0800 086 0116 e no site https://csa-equatorial.com.br.