Foto: Freepik

Conheça três tendências para os investimentos em ESG



Nos últimos anos, a busca por alternativas sustentáveis tornou-se prioridade para o desenvolvimento econômico de diversas empresas ao redor do mundo. Afinal, o aumento da conscientização e as mudanças comportamentais da sociedade passaram a se refletir diretamente no ambiente corporativo, exigindo mudanças nas instituições.   

Nesse sentido, não é surpresa para ninguém que as atividades sustentáveis têm atraído a atenção dos investidores. Segundo uma pesquisa realizada pela Bloomberg, a agenda ESG deve atrair US$53 trilhões em investimentos em 2025. Além disso, conforme um mapeamento realizado por empresas participantes da NRF 2023 - o maior evento global de varejo - 45% dos profissionais apontam que investir em iniciativas sustentáveis é uma prioridade estratégica para as empresas nos próximos cinco anos. Em outras palavras, a adequação ao ESG passou a ser um pré-requisito dentro do disputado mundo corporativo.

Confira abaixo as principais tendências para os investimentos em ESG, listadas por Nicolaos Theodorakis, fundador e CEO da Noah, startup que oferece soluções tecnológicas para a construção civil a partir da madeira engenheirada.

Controle e Gestão de Resíduos: Quando não descartados adequadamente, os resíduos se tornam responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa e pelas mudanças climáticas. Neste sentido, é importante que as empresas adotem um controle de gestão de resíduos, garantindo que eles sejam descartados de forma correta.

Agenda de inclusão: Nos últimos anos, empresas têm adotado medidas para aumentar a igualdade de gênero dentro do seu quadro de colaboradores e já foram encontradas evidências que mostram que uma equipe mais diversa leva a melhores resultados. Agora, a tendência é que o Brasil consiga evoluir com este quesito de forma acelerada. 

Mercado de Carbono: Muitos acreditam que o mercado de carbono tem um papel importante no combate às mudanças climáticas, o que deve acabar chamando a atenção do mundo corporativo e, consequentemente, de investidores. O tema deve ganhar ainda mais destaque, já que muitas empresas estão incorporando o ESG às suas atividades buscando por soluções capazes de minimizar os danos ambientais. 

Por Juliana Oliveira




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos