Foto: Freepik

A importância da educação financeira na vida de uma família



A educação financeira é um tema de extrema importância, tanto que é defendida por pais e responsáveis, além de gestores públicos e organizações sociais e privadas, como um assunto a ser oferecido em sala de aula. Algumas instituições de ensino e Organizações Não Governamentais (ONGs) já contam com projetos em torno dessa disciplina. Mas, afinal, qual é a importância da educação financeira na vida do cidadão?

Alberto André, CEO do Plusdin, fintech que ajuda brasileiros a tomarem as melhores decisões financeiras para suas vidas, separou seis pontos que ajudam a entender sobre a importância desse processo de educação financeira na vida dos cidadãos. Confira:

Uso do dinheiro de forma consciente - É muito comum ver pessoas que recebem ótimos salários, mas que continuam passando por dificuldades financeiras e contraindo dívidas. Situações rotineiras, como abastecer o carro ou viajar no período das férias, se tornam um problema pela falta de dinheiro. Esse é um bom exemplo para explicar como uma má condução das finanças pode afetar a vida das pessoas. Mesmo que elas tenham bons rendimentos, a falta de organização e instrução sobre como lidar com as finanças, faz com que fiquem sempre no vermelho.

Evitar a inadimplência e a restrição do CPF - Um ponto importante em relação à educação financeira para quem está em uma situação delicada é que ela contribui para o indivíduo se planejar e realizar a quitação das contas nas datas estabelecidas. Isso porque a organização do orçamento e o pagamento dos boletos em dia evita que o nome seja inserido nos órgãos de proteção de crédito, como o Serasa.

Melhores alternativas de investimentos - Hoje em dia, há uma procura maior por investimentos financeiros. No entanto, antes de iniciar neste campo, o cidadão deve estar muito bem instruído e conhecer os riscos de cada aplicação. A educação financeira facilita o início na vida do investidor, já que a educação faz a pessoa ter gastos mais inteligentes e, consequentemente, ter uma reserva de emergência para depois pensar em investir.

Essas são apenas algumas das razões pelas quais é crucial compreender a importância da educação financeira na vida do cidadão. Esse conhecimento permite desenvolver consumidores mais conscientes, organizados e, consequentemente, evitar inadimplências e restrições em órgãos de proteção ao crédito. Além disso, a educação financeira é fundamental para estimular o desenvolvimento econômico e social.

Por Beatriz Magalhães




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos