Foto: Kelison Neves/GEA

Setec apresenta programa Tecnova III para startups que geram renda de forma sustentável

Amapá busca credenciamento ao programa nacional, que oferta apoio financeiro para empresas acelerarem processo desenvolvimento dos negócios.


As startups que atuam no Estado puderam conhecer o Programa Nacional de Apoio à Inovação Tecnológica (Tecnova) III, que seleciona e financia projetos de empresas que tenham a missão explícita de gerar impacto social ou ambiental ao mesmo tempo que geram renda de forma sustentável.

A Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) explicou para os representantes das startups como funciona o programa. O encontro, realizado na quarta-feira, 22, também falou como o Estado está buscando credenciamento ao Tecnova III, que possibilita empresas do tipo societário com faturamento anual de até R$ 16 milhões, receber aporte financeiro de R$ 50 mil para acelerar o processo de desenvolvimento do negócio.

De acordo com o gestor da Setec, Edivan Barros, o Amapá trabalha no credenciamento por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap). A proposta será feita para a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) até o dia 10 de março, caso aceita, o Estado terá mais uma importante ferramenta de fomento e crescimento para o setor de startups.

"Tem muita gente querendo empreender, mas acaba esbarrando em vários obstáculos, principalmente em ações de fomento. Para ajudar essas pessoas jurídicas a darem a largada, a gente está montando um conjunto de esforços para ter acesso ao Tecnova III e poder captar recursos para incubar empreendimentos locais”, destacou Barros.

Para as startups presentes no encontro, o empenho do Governo do Amapá em criar oportunidades de crescimento para o setor, é positivo. “Três coisas geram riqueza no estado, uma é ô fomento, a segunda é conhecimento, e a terceira é liberdade econômica. Agora com esse incentivo so governo, vai ajudar muito não só as startups que já existem, mas também o surgimento de novas”, frisou Lindomar Góes Ferreira, CEO do Proesc.

Participaram da reunião representantes da Fapeap, Universidade Federal do Amapá (Unifap), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), Associação Amapaense de Empresas de Tecnologia (Amapatec), e as startups Tributei, Amazon Reuse, Eco Nutri, Mazodan, Engenho, Youcreator e Aceleradora Amazônia Lab.

Programa Tecnova III
O Tecnova III é um programa da Finep, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e tem como objetivo criar condições financeiras favoráveis e apoiar a inovação - por meio de recursos de subvenção econômica - para o crescimento rápido de um conjunto significativo de empresas de micro e pequeno porte, com foco no apoio à inovação tecnológica e com o suporte aos parceiros estaduais.

O foco é atender empresas e parceiros estaduais que possam representar a Fundação de Apoio, responsável pela execução gerencial, técnica e financeira do projeto.

O Programa prevê a formação de redes de agentes de fomento estaduais, com o repasse de recursos para realizar todas as atividades operacionais inerentes ao processo, incluindo fomento, análise e seleção das propostas, contratação, liberação dos recursos, acompanhamento físico e financeiro com a prestação de contas.

Conforme edital do programa Tecnova III, empresários individuais ou MEIs não podem participar porque nestes tipos de empresa, tem limites de contratação de mão de obra e tem uma lista curta de atividades permitidas, gerando incompatibilidade entre o objeto social e o desenvolvimento do projeto de inovação.
 

Por: Kelison Neves




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos