Alunos da rede pública aprendem sobre regras de trânsito de forma lúdica
Em quatro dias, a estratégia já alcançou mais de 2 mil alunos de Macapá. Municípios do interior também serão atendidos.
No Amapá, a volta às aulas é acompanhada por orientações sobre cuidados no trânsito. Em quatro dias, o Governo do Estado já levou para mais 2 mil alunos da rede pública da capital o ciclo de palestras que apresenta, de forma didática, a necessidade de respeitar a sinalização e manter um trânsito seguro para pedestres e motoristas.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP) é quem coordena a estratégia, utilizando itens como faixa de pedestres, cones e semáforos. Nesta quinta-feira, 2, foi a vez dos estudantes das escolas estaduais Princesa Isabel e Zolito de Jesus Nunes participarem das atividades.
"É importante e ao mesmo tempo bem legal. Aprendi que não pode levar três pessoas em uma moto, tem sempre que usar o cinto de segurança e levantar a mão quando atravessar na faixa de pedestres”, disse Pedro Gabriel, de 11 anos, aluno da Zolito Nunes.
De acordo com o coordenador de Formação e Cursos da Escola Pública de Trânsito (EPT), Nélio Silva, o ciclo de palestras será expandido para os municípios de Santana, Porto Grande, Ferreira Gomes e Mazagão.
“Levaremos a educação no trânsito para além da capital, neste trabalho de conscientização, primordial para que as crianças aprendam a postura correta no trânsito e reforcem o ensinamento aos pais e responsáveis”, disse o coordenador.
As atividades acontecem desde a última segunda-feira, 27, e já alcançaram as escolas Antônio Munhoz e Marly Maria, no Conjunto Macapaba. Nesta sexta-feira, 3, a equipe esteve na Escola Estadual Nancy Nina Costa, no bairro Zerão.
Por: Vithória Barreto