Revista no Semiaberto apreende celulares, facas e drogas durante operação
Participaram da ação 46 alunos da turma Bravo que em breve farão parte do efetivo da penitenciária.
Nesta segunda-feira, 6, policiais penais, equipe do Grupo Tático Prisional (GTP) e 46 alunos do Curso de Formação para os novos servidores do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) realizaram uma revista/treinamento em um dos pavilhões do instituto.
Foram recolhidos 24 celulares, 26 carregadores,16 fones de ouvido, 28 chips e 24 garrafas de uma espécie de bebida alcoólica artesanal produzida pelos presos.
A revista fez parte da disciplina “Segurança Penitenciária”, que está no cronograma de treinamento da turma Bravo que, em breve, ingressará nos serviços penitenciários do estado.
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) adiantou que procedimentos tecnológicos mais eficazes de fiscalização serão implementados no Iapen.
“Estamos trabalhando para que haja procedimento padrão para inibir a entrada desses ilícitos no Iapen. Podemos adiantar que haverá investimentos em tecnologia de monitoramento e melhoraria no sistema de fiscalização. Já estamos na tratativa, buscando conhecimentos para que sejam implementadas as metodologias para quem adentra na penitenciária. A revista de hoje mostra que existem servidores comprometidos com a Segurança Pública e que repassam esse conhecimento aos futuros novos servidores do Iapen”, disse o secretário de Segurança, José Lima Neto.